Vencedor do Nobel diz qual é o maior risco para o futuro da economia global

Professor da Universidade de Yale, Robert Shiller citou Trump e seus discursos e ainda afirmou que ele mesmo não está imune a essa ameaça

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Parece que o debate sobre robôs vai ganhar cada vez mais força na economia mundial, indo muito além das preocupações com perdas de empregos na indústria e no campo. Um dos maiores nomes da economia global, o vencedor do Nobel Robert Shiller diz que a automação e a inteligência artificial são as tendência que mais o preocupam sobre o futuro da economia.

Professor de Economia na Universidade de Yale, ele acredita que este é um assunto bastante perigoso. “I.A. é uma coisa profundamente desafiadora”, disse ele. “As pessoas que estão crescendo hoje não sabem se estão se preparadas para a carreira certa, e os desafios associados a isso podem levar à estagnação secular”, disse ao site MarketWatch.

Shiller disse que ele mesmo não está imune a essa ameaça, ressaltando que os vídeos de suas palestras em Yale podiam ser acessados ??on-line gratuitamente. “Se você pode fazer isso, então qual é o valor adicional de participar [pessoalmente]? Às vezes me faz sentir como se eu tivesse ultrapassado a mim mesmo”, afirmou.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com pesquisas recentes, cada robô industrial leva até seis empregos, o que significa que até 6 milhões de empregos podem ser perdidos para a automação na próxima década.

Estes comentários foram estendidos em uma palestra com o título de “Economia Narrativa”, onde Shiller fala sobre sua teoria de que “as histórias virais são um grande fator de eventos econômicos”. “As histórias dirigem a perspectiva, e as flutuações econômicas são causadas pelas narrativas que se tornam virais”, explicou.

Ele apontou o presidente Donald Trump e suas ideias de “notícias falsas” como uma narrativa que poderia ter ramificações econômicas. “Trump é um gênio na narrativa, e suas histórias não precisam ser verdadeiras para se tornarem virais”, disse o economista citando o discurso de anúncio de candidatura, quando afirmou que o México estava “enviando” estupradores e criminosos para os EUA, mesmo os dados mostrando que os imigrantes são menos propensos a cometer crimes.

Continua depois da publicidade

“É muito difícil encontrar um contra-argumento para algo assim, que Trump sabe muito bem. Eu não acho que Donald Trump realmente se preocupa com a verdade, ele só olha para a resposta que ele recebe”, disse Shiller.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.