Valor de locação em SP sobe 1,5% em maio e acumula alta de 14,11% em um ano

Segundo o Secovi-SP, alta acumulada em 12 meses é superior ao apurado nos 12 meses encerrados em abril

Gladys Ferraz Magalhães

Publicidade

SÃO PAULO – Entre abril e maio deste ano, alugar um imóvel ficou um pouco mais caro em São Paulo. De acordo com dados do Secovi-SP (Sindicato de Habitação de São Paulo), no quinto mês do ano, os alugueis de casas, sobrados e apartamentos fechados em maio apresentaram alta de 1,5%.

Nos últimos 12 meses terminados no mês passado, o valor dos contratos novos na cidade subiu 14,1%. A variação, informa o Secovi-SP, é superior à alta apurada nos 12 meses encerrados em abril, de 13,8%.

Unidades de 2 dormitórios foram destaque
Frente a abril, os imóveis de dois dormitórios foram os que apresentaram as maiores altas no reajuste do aluguel: em média 1,7%. Já os imóveis de um e três dormitórios ficaram com os valores 1,5% e 1% mais caros, no mês passado.

Continua depois da publicidade

No quinto mês do ano, as casas e os sobrados foram alugados mais rapidamente, com uma espera média de 12 a 30 dias. Os apartamentos, por sua vez, foram alugados, em média, entre 18 e 37 dias.

Considerando as garantias, 47,5% dos contratos utilizaram o fiador no quinto mês do ano, enquanto 32% tiveram o depósito como garantia e 20,5% dos contratos utilizaram o seguro-fiança.