Vale (VALE3): ANM interdita de forma preventiva estruturas de mina em Mariana

As ações da companhia caíam na tarde desta segunda-feira em meio à notícia/ empresa não confirmou evacuação

Camille Bocanegra

Publicidade

A Agência Nacional de Mineração (ANM) interditou, preventivamente, as atividades na mina Fábrica Nova, em Mariana (MG) na sexta-feira (10), conforme confirmou a Vale (VALE3)  em nota ao InfoMoney. Dentre as práticas interditadas estão as atividades de disposição de estéril nas pilhas PDE Permanente I, PDE Permanente II e PDE União Vertente Santa Rita.

A Vale comunicou, ainda, que “acompanha vistoria da ANM e Defesa Civil, nesta segunda-feira, para os esclarecimentos necessários sobre as condições de estabilidade das estruturas, que permanecem inalteradas. Importante reforçar que as estruturas geotécnicas da companhia são monitoradas permanentemente por equipe técnica especializada”.

De acordo com o UOL, a agência havia determinado a evacuação de Santa Rita Durão, distrito de Mariana. No Plano de Ação de Emergências para Barragens da Vale, haveria previsão de evacuação de 295 pessoas, das quais 144 seriam moradoras da região. A companhia não confirmou a evacuação na nota enviada.

Continua depois da publicidade

No comunicado oficial da ANM, há previsão de realização, nesta semana pela equipe do órgão governamental “em parceria com a Defesa Civil, de vistoria no local para definir a linha de ação que deve ser adotada pela empresa. Assim que for apresentado laudo atestando a estabilidade das estruturas, a ANM decidirá sobre a manutenção ou não da intervenção”.

As ações da companhia operam em queda de 0,53% às 16h01 (horário de Brasília), cotadas a R$ 71,17, na sessão desta segunda-feira (13).