Trump reclama de fraude nas urnas e sugere que não aceitará resultado

Com a maioria das pesquisas mostrando Hillary com estreita vantagem, Trump disse em uma entrevista à Fox News esta terça-feira que entende a importância de uma transição pacífica de poder, mas afirmou que o sistema é manipulado

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (8), horas antes de sair o resultado da eleição, que terá de “ver como as coisas se desenrolarão”, antes de aceitar os resultados da eleição, apontando possíveis irregularidades com alertas de manipulação do sistema. 

Com a maioria das pesquisas mostrando Hillary com estreita vantagem, Trump disse em uma entrevista à Fox News hoje que entenda a importância de uma transição pacífica de poder, mas afirmou que o sistema é manipulado e que acredita que fraudes estão “acontecendo em todo o país”, apesar de não apresentar provas. 

“Nas máquinas, você coloca o voto republicano e ele registra como democrata. São várias reclamações ao longo do dia”, disse. Ele não forneceu o número ou o local das reclamações.

Continua depois da publicidade

Nos comícios, Trump repetidamente levantou a possibilidade de uma eleição “fraudada”, dizendo que estava lutando uma batalha difícil contra a mídia e o establishment político de Washington. O republicano pediu que seus apoiadores monitorassem as estações de voto, procurando sinais de fraude, destacando cidades com grandes populações afro-americanas como Filadélfia e St Louis. 

Pelo Twitter, um eleitor da Filadélfia mostrou o problema em uma máquina, mas o problema foi resolvido instantes depois, segundo informou o jornal The Washington Post.