Temer atende produtores rurais e suspende importação de café

Setor garante haver estoque suficiente para atender à demanda da indústria

Datagro

Publicidade

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) emitiu comunicado na noite desta quarta-feira (22) no qual celebra como vitória da agropecuária nacional a decisão do presidente Michel Temer de suspender, em caráter temporário, a importação de café conilon.

A nota diz que o presidente da República atendeu ao apelo dos produtores rurais que, por meio da CNA e da Frente Parlamentar do Café, garantiram haver estoque suficiente para atender à demanda da indústria.

Segundo a CNA, a importação de café já estava praticamente definida. Inicialmente, houve a publicação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) da Instrução Normativa nº 07, de 17 de fevereiro, que estabeleceu os requisitos fitossanitários para a importação de café conilon do Vietnã.

Continua depois da publicidade

Depois, a resolução do Comitê Executivo de Gestão da CAMEX incluindo o conilon na LETEC (a lista de exceção do Mercosul) e fixando uma cota de importação com redução tarifária. Com a decisão do presidente Temer, a reunião do Conselho da CAMEX que referendaria a resolução – já publicada no Diário Oficial – foi cancelada.