Táticas de negociações: maximize seus ganhos no mercado de ações

Saiba como combinar alguns dos conceitos da análise técnica para obter o melhor timing em suas negociações

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Diante de tantos conceito e indicadores de análise técnica disponíveis, muitas combinações podem ser feitas. Estas combinações variam, obviamente, de analista para analista, mas para o investidor que começou a utilizar a análise técnica recentemente, a escolha dos indicadores pode não ser assim tão clara.

Entretanto, é preciso ter em mente que o momento certo de entrar ou sair do mercado dependerá não só dos fatores técnicos, mas também de parâmetros de administração financeira. A função principal da análise técnica é prover ao investidor o timing adequado, e isto não é nenhuma novidade, mas nesta breve recomendação de táticas de negociação, o foco principal é para o curto prazo, com gráficos calibrados em minutos, horas ou dias.

Assim, pode ser analisada a combinação de táticas em breakouts (pontos de reversão de uma tendência), com o rompimento das linhas de tendências, com o uso de suporte e resistência e o uso de percentuais de correção.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O dilema: antecipar ou esperar?
Um dos dilemas do investidor de curto prazo é o de comprar ou vender uma posição antes ou durante um breakout, ou mesmo aguardar um pullback, ou retração, para tomar sua decisão. Ao se antecipar ao breakout, o investidor adquire o ativo, no caso de uma posição de compra, a um preço mais barato, e por isso, tem uma possibilidade de retorno maior, mas ao mesmo tempo suas chances de fracasso também são maiores.

Se o investidor optar pela compra durante um breakout, ele terá perdido o menor preço, mas o risco desta posição será menor que o anterior. Além disso, o investidor também pode esperar o pullback, depois do breakout, mas este é um momento em que o investidor pode perder a alta do mercado e deixar de obter lucros.

Uma solução para este dilema seria operar com posições múltiplas, ou seja, comprar ou vender a posição em cada um dos momentos do mercado. Assim, recomenda-se uma pequena posição antecipando o breakout, outra compra durante o movimento, e uma nova compra menor no pullback, ou seja, na retração do breakout. Contudo, vale lembrar que as proporções das operações vão variar de acordo com o perfil e objetivo do investidor.

Continua depois da publicidade

Como saber então quando antecipar?
Desta forma, a escolha de se antecipar ou não ao breakout pode ser tomada baseado no uso das linhas de tendência e/ou através do uso dos pontos de suporte e resistência.

Assim, se o investidor está procurando comprar uma nova posição ou vender uma posição antiga em um sinal técnico de mudança de tendência, o rompimento de uma linha de tendência é um dos sinais de compra e venda mais úteis, lembrando sempre que outras indicações devem ser levadas em consideração.

Por isso, juntamente com as linhas de tendência, pode ser interessante e mais seguro o uso dos pontos de suporte e resistência. Desta forma, um rompimento de uma resistência, por exemplo, pode ser um sinal de uma nova compra, ao passo que o investidor pode determinar pontos de stop através dos suportes, escolhendo um valor que se aproxima deste ponto. Um stop mais conservador pode ser determinado logo abaixo do ponto de breakout.

Continua depois da publicidade

Como o aspecto principal discutido é o timing, outra fonte de indicação fica com os percentuais de correção, que podem ser utilizados em operações de curtíssimo prazo. Por exemplo, em uma tendência de alta, pullbacks de 40% ou 60%, após um avanço, podem ser utilizados para a compra de novas posições, ou posições adicionais.

Exemplo prático
Vejamos um exemplo prático de uma negociação combinando estas análises gráficas: Suponha que você esteja interessado em adquirir ações de uma determinada empresa. Você passa a acompanhar o papel e percebe, através de um rompimento significativo de uma linha de tendência de queda, que o papel escolhido pode voltar a subir. Neste ponto você pode tentar antecipar a tendência, aguardar ou esperar pontos de correção. Suponha que vamos tentar antecipar.

Observe então outros conceitos, a compra no primeiro sinal captado pode ser muito mais arriscada. Identifique então os pontos de suporte e resistência deste ativo. Se o ponto de resistência foi rompido, duas indicações apontam para o mesmo sentido, suponha então que você decidiu comprar.

Publicidade

Ao realizar a compra, já determine seu ponto de stop, aquele que você sairá do mercado a fim de minimizar perdas. Este ponto, conforme citado anteriormente, pode ser o próprio ponto em que o preço rompeu a resistência, já que este ponto tende se tornar um suporte, ou pode ser o suporte anterior a este.

Supondo agora que o mercado permaneceu em alta e você deseja elevar sua posição, aguarde o momento de correção na tendência e utilize os percentuais de correção para maximizar seus ganhos e comprar o papel no melhor timing possível, comprando no melhor preço.