Sustentadas pelas garantias do Fed, bolsas europeias fecham em alta

Discurso de Bernanke ajudaram o mercado a se recuperar do baque de que o comitê do banco central britânico votou contra ampliação do programa de compra de títulos

Reuters

Publicidade

LONDRES – Em sessão tumultuada, as ações europeias fecharam em alta nesta quarta-feira (17), sustentadas pelas garantias do Federal Reserve, banco central norte-americano, de que será flexível nos seus planos de redução de estímulo.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em alta de 0,6 por cento, a 1.198 pontos, uma vez que as declarações do chairman do Fed, Ben Bernanke, ajudaram o mercado a se recuperar do baque de que o comitê do banco central britânico votou por 9 a 0 contra ampliar o programa de compra de títulos do banco.

As ações europeias, no entanto, ainda estão em queda de 4,6 por cento ante os níveis registrados em 22 de maio, quanto a volatilidade –uma medida da confiança do investidor– cresceu em meio a preocupações sobre a redução dos estímulos pelo Fed.

Continua depois da publicidade

“A volatilidade irá aumentar ante os níveis que vimos antes de 22 de maio e permanecerá mais alta até que os investidores se sintam mais confortáveis com o que a mudança da política irá significar. Até lá pode-se esperar mais barulho e riscos mais elevados”, afirmou o chefe de pesquisa quantitativa global do Macquarie Securities, Gurvinder Brar.

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 0,24 por cento, a 6.571 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX avançou 0,65 por cento, para 8.254 pontos.

Continua depois da publicidade

Em PARIS, o índice CAC-40 teve alta de 0,55 por cento, a 3.872 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib ganhou 1,06 por cento, para 15.695 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 fechou em alta de 0,19 por cento, a 7.812 pontos.

Continua depois da publicidade

Em LISBOA, o índice PSI20 subiu 0,34 por cento, para 5.442 pontos.

(Reportagem de David Brett)