Setor agrícola dos EUA está apreensivo com saída de acordos comerciais

Associações dos produtores de trigo e de laticínios foram apenas algumas das entidades a manifestar descontentamento

Datagro

Publicidade

A saída e ou renegociação de acordos comerciais no mandato de Donald Trump tem preocupado o setor agrícola dos Estados Unidos, que teme perda de mercados e consequente recuo nas exportações. A associação dos produtores de trigo, bem como a que representa a indústria de laticínios foram algumas das entidades que já manifestaram descontentamento com a saída dos EUA de parcerias comerciais.

Setor de laticínios dos EUA pode ser o mais prejudicado com fim dos acordos comerciais, especialmente com o México

A associação da indústria de laticínios, por exemplo, ressalta que as exportações do segmento para o México – país que integra o Nafta, acordo comercial que pode ser renegociado – se situam em torno de US$ 1 bilhão ao ano. O México é também um importador relevante de carne de frango e suína dos EUA.

A importância do mercado mexicano para o segmento de proteína animal dos EUA fica evidente, por exemplo, nos resultados das importações do México de carne suína e bovina, que cresceram 21% e 12,2%, respectivamente, em novembro de 2016 na comparação com igual período do ano anterior – dado mais recente disponível, segundo nota do “Agrimoney”.

Continua depois da publicidade

 

Tópicos relacionados