Senadores da Itália aprovam pacote de aperto fiscal de € 48 bilhões

Agora, medidas de corte de gastos deverão ser votadas pela câmara baixa do parlamento italiano, na próxima sexta-feira

Publicidade

SÃO PAULO – O senado italiano aprovou nesta quinta-feira (14) um pacote de austeridade orçamentária de cerca de  48 bilhões. Agora, o aperto nos gastos do governo da Itália precisará ser aprovado também pela câmara baixa do parlamento do país, em votação que deve ser realizada nesta sexta-feira.

O pacote de austeridade vem em meio aos temores dos investidores com os títulos da dívida italiana e a capacidade do país de honrar seus compromissos. No contexto da crise fiscal europeia, a Itália é um dos países que mais preocupam o mercado por conta do tamanho de sua economia, bem maior que a dos países que necessitaram de auxílio econômico até o momento.

Além disso, o aperto nos gastos enfrentava forte oposição interna. O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi e o ministro de finanças, Giulio Tremonti, trocaram farpas publicamente sobre a condução da política fiscal do país.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Detalhes
O pacote aprovado pelo Senado prevê um ajuste fiscal para a Itália da ordem de € 48 bilhões, que deverá equilibrar o orçamento do país até 2014. Na votação do senado italiano, 161 membros foram favoráveis às medidas, 135 votaram contra e houve ainda três abstenções. Agora, o aperto fiscal deverá ser votado pela câmara baixa do parlamento italiano, na próxima sexta-feira.