Sem números relevantes e liquidez, Ibovespa deve refletir abismo fiscal

Para analista da Leme Investimentos, proximidade de final de ano pode fazer com que índice fique mais sensível ao humor do mercado

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa deve ter uma nova sessão volátil, refletindo o ainda instável cenário político norte-americano. Na última segunda-feira (17), o índice passou boa parte da sessão no positivo, mas fechou em queda de 0,06%, aos 59.666 pontos.

O destaque da sessão ficou com as blue chips, em especial a OGX Petróleo (OGXP3), que perdeu forças na última meia hora de pregão e terminou o dia com queda de 5,27%, aos R$ 4,31. Para a próxima sessão, é capaz que o índice continue a apresentar o mesmo movimento volátil, acredita João Pedro Brugger, analista da Leme Investimentos.

Ele salienta que a liquidez deverá ser cada vez menor – tornando o índice cada vez mais sensível aos investidores. “A liquidez já deve estar menor, com a proximidade das festas do final do ano”, acredita o analista. Ele chama a atenção pelo fato de que o último vencimento de opções sobre ações da BM&FBovespa neste ano acaba de ocorrer, o que deve afastar muitos investidores do ambiente bursátil.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para amanhã, ele acredita que há poucas referências – a agenda de indicadores, por exemplo, não conta com nenhuma divulgação importante seja nos EUA, seja na Europa. O movimento do índice, então, deve estar ligado as notícias a serem divulgadas nesta terça-feira. “O foco deve continuar a ser o desenrolar da situação fiscal nos EUA, mas algumas notícias corporativas também devem movimentar uma ou outra ação”, acredita Brugger. Para ele, esse movimento ainda é exacerbado pelo fato do índice estar com liquidez reduzida.

Tópicos relacionados