Seis nomes para o lugar de Temer e muitas incertezas: os 2 “conselhos” para investir em meio à crise política

Analistas da XP destacaram cenário em meio à crise política com a delação da JBS

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após a turbulência da semana passada, as últimas duas sessões têm sido de maior calmaria, em meio à perspectiva de que as reformas continuem mesmo com a saída de Michel Temer do governo. Porém, isso não quer dizer que o mercado não esteja bastante cauteloso, de olho nos próximos passos da política, que seguem bastante nebulosos. 

O XP Connection desta quarta-feira (24) destacou quais são os desdobramentos da crise política, traçando sete possibilidades. A primeira possibilidade é que Temer consiga recuperar as suas forças e siga no poder, prosseguindo com a agenda de reformas. O outro cenário é de queda de Temer, com seis nomes sendo mais cogitados: o presidente da Câmara Rodrigo Maia, a presidente do STF Cármen Lúcia, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, o ex-ministro Nelson Jobim, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente interino do PSDB Tasso Jereissati. 

Os nomes apontados mostram que a agenda de reformas deve continuar. Porém, o cenário segue muito incerto e, com isso, o analista da XP Marco Saravalle faz duas recomendações: não incorporar o pânico que tomou conta dos mercados na semana passada e nem tomar decisão drástica nos investimentos. 

Continua depois da publicidade

Nesse ambiente de múltiplas possibilidades, Saravalle aponta que pode ser interessante aumentar o conservadorismo no curto prazo, aumentando exposição em empresas exportadoras, resilientes e/ou boas pagadoras de dividendos. Dentre as recomendações, nomes como Suzano, Fibria, Embraer e BRF podem ser opções interessantes. Confira mais detalhes no vídeo acima. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.