Conteúdo editorial apoiado por

‘Se gerencie o tempo todo’ e crie uma ‘consciência vencedora’, aconselha Trader

Maxwell Silva afirma que não existe operação perfeita e que é necessário saber encerrar um trading

Augusto Diniz

Publicidade

Ele fez concurso para policial militar na Bahia em 2018, mas somente foi chamado em 2021. Nesse meio do caminho, adquiriu conhecimento e passou operar no mercado financeiro.

Hoje, Maxwell Silva é trader influencer da Rico. No programa Arte do Trade ele contou como ingressou e se desenvolveu na operação financeira.

“Em 2017, conheci as opções binárias. Objetivo ali era pagar a gasolina de minha moto. Morava no interior, em Feira de Santana (BA), era tudo pertinho”, lembra. Mas com o tempo e a mudança para a capital baiana, o dinheiro começou a pesar.

Continua depois da publicidade

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

As opções binárias são operações financeiras onde apenas se trabalha por um período previamente determinado de alta e de baixa do ativo, sem escolha para qualquer atividade adicional.

Trader: Busca de metodologia

Maxwell explica que tentou operar por algum tem com opções binárias, mas desistiu pela falta de mobilidade da operação. “Não tem como encaixar uma metodologia nelas”, explica.

Continua depois da publicidade

No final de 2018 e início 2019, voltou a fazer operação no mercado financeiro, só que numa outra visão. “Comecei a estudar”, enfatiza. Mas recorda que o período foi difícil até se acertar.

“Tive crise de ansiedade. Tive todas as fases do trader”, rememora. “Com vontade de querer mudar de vida rápido e certa ganância, eu não parava. Hoje, explico para os meus alunos que o principal não é saber clicar (iniciar ou parar)”, ressalta ele.

“Sabia que se me dedicasse uma hora ia dar certo”, afirma. “Olhando para trás e eu via que evoluía. Eu via que algo estava dando resultado, mesmo que não financeiro, mas percebia que estava melhorando a cada passo”, comenta.

Continua depois da publicidade

Wyckoff e Elliott

“Quando deu três anos e meio (de operação) eu pensei: o erro está em não parar. Fui ajustar isso”, explica.

O operacional de Maxwell Silva tem como referências o Wyckoff e as ondas de Elliott. Basicamente, os dois são ferramentas de análise financeira para entender os movimentos do mercado, prever comportamento futuro e identificar padrões. Segundo ele, o “Wyckoff salva-vidas”.

“Não existe perfeição no mercado, o que existe é saber parar. Tenho a planilha desde 2019 até hoje e vi que se eu parasse só no dia ruim, estaria vencedor todos os meses – mas acabava não parando. Fui buscar entender isso”, diz, ressaltado que o Wyckoff o fez melhorar nessa questão.

Continua depois da publicidade

“Fui criando um operacional não só com base no Wyckoff, mas no Elliot, Price Action e Fibonacci”, destaca. Desses estudos, criou método próprio de operação, o MX 360.

“No período que eu estava ruim, minha mulher foi fundamental”, diz. “Fui desenvolvendo gatilhos para não me sabotar”, acrescenta. O máximo de operações que faz hoje por dia são cinco depois de um período em que fazia dezenas delas por dia com resultados duvidosos.

Consciência vencedora

“Faça planilha de seu operacional. Estatisticamente criei uma planilha. Pegue suas operações e deixe tudo ‘’planilhado”, ensina. “Um contrato planilhado pode virar seu jogo rápido”, afirma.

“Não fique muito feliz e exaltado com seu dia de gain (ganhos). Um dia de loss (perdas) pode matar o que se fez em um ano”, diz. “Se gerencie o tempo todo”, destacando a necessidade de ter um gatilho para parar de operar. Ele acha que, com isso, o trader consegue criar uma “consciência vencedora”.