Sarkozy anuncia aumento de impostos sobre bens e consumo na França

Tributo TVA aumentou 1,6 p.p., chegando a 21,2% e permitirá financiar encargos trabalhistas no total de 13 bilhões de euros

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou na noite de domingo algumas medidas para fortalecer a economia do país e reduzir os níveis de desemprego que tanto tem assombrado os países da europa. Dessa forma, ele anunciouu um aumento em 1,6 ponto percentual no TVA (tributo geral sobre bens e consumo), que agora passa a ser 21,2%.

Esse aumento no tributo permitirá o governo financiar encargos trabalhistas no total de € 13 bilhões. Segundo Sarkozy, o governo usaria a receita arrecadada para financiar um corte nos custos da folha de pagamento pagas pelos empregadores e para aumentar a competitividade do país. A nova alíquota passa a valer em 1º de outubro.

O presidente francês também anunciou que está preparando uma reforma na legislação com a criação de uma taxa sobre transações financeiras de 0,1%, que passará a vigorar a partir de 1 de agosto. O plano tem o apoio de economistas e líderes empresariais que acreditam no incentivo às exportações, crescimento e até criação de emprego.