Resultados corporativos: entenda os impactos no comportamento das ações

Números do passado ajudam a prever o que acontecerá com a empresa no futuro; o mercado reage com base nas expectativas

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Toda a safra de resultados trimestrais é bastante aguardada pelo mercado. E não podia ser diferente, uma vez que com o demonstrativo de resultados, você consegue ver como anda o desempenho da empresa.

Mas aí surgem algumas dúvidas: qual a importância desses números no comportamento das ações? Por que algumas empresas conseguem um excelente lucro e mesmo assim suas ações caem? Ou então, por que algumas empresas registram prejuízo e ainda assim suas ações sobem?

Uma pessoa menos experiente pode pensar que o mercado atribui pouca importância para os resultados anunciados, o que não é verdade. A explicação para as ações se comportarem desse modo é que os investidores reagem com base em expectativas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Expectativa é o mais importante
A cotação atual da ação já incorpora o resultado que o mercado acredita que a empresa irá divulgar no futuro. Por exemplo, é esperado um prejuízo de uma empresa que registrou perdas nos últimos anos, se não houve nenhuma mudança significativa nesse período. Desse modo, se o resultado for realmente negativo, na dimensão que o mercado esperava, nada ocorre com a ação.

Por outro lado, se o resultado vem positivo, a ação tende a subir, porque ela estava “precificada” com a estimativa de prejuízo. Ainda que a companhia registre um resultado negativo no período, a ação pode registrar alta, desde que essa perda seja menor do que a que o mercado esperava. Ou seja, o que vale é comparar os números com a expectativa, e não com o resultado passado.

Traçar perspectivas
Ou seja, os resultados são sim importantes. Mas por quê? Você consegue entender a relação dos números do passado com a cotação da ação?

Continua depois da publicidade

A importância é que através deles o mercado consegue prever melhor o que acontecerá com a empresa no futuro. Não é uma simples projeção do passado, até porque muitas variáveis não apresentam comportamento linear, mas é um bom ponto de partida: feitos alguns ajustes, é possível estimar com uma certa precisão como a empresa irá se sair.

Os próprios preços alvo sugeridos pelos bancos e corretoras passam por ajustes após o resultado corporativo ter sido anunciado. Isso porque o preço alvo é calculado com base em um fluxo de caixa projetado da empresa, descontado por uma taxa de risco.

Lucro às vezes não indica muito
Aqui vale uma observação: o resultado final (lucro ou prejuízo) não é necessariamente o mais importante. Isso porque ele pode estar inflado ou desinflado por uma conta que foi característica apenas desse período, ou seja, não irá se repetir. A idéia de olhar o demonstrativo é para prever o que acontecerá com a empresa no futuro. Para isso, não adianta observar contas que não se repetirão mais.

Continua depois da publicidade

Focar nas contas dentro do demonstrativo pode ser mais útil. Nesse sentido, um indicador muito observado pelo mercado, por refletir a geração operacional de caixa da empresa, é o Ebitda. Em uma comparação, ele consegue mostrar melhores tendências futuras do que o lucro final. O número, vale citar, não vem apresentado dentro do demonstrativo, mas costuma estar incluído nos comentários da empresa que vêm junto com os dados.

Em suma, não subestime a importância dos demonstrativos de resultados, sejam eles anuais ou trimestrais. Os números mostram a situação atual da empresa, bem como sinalizam suas tendências. E atenção, porque a safra referente ao segundo trimestre deste ano está começando!