DI comemora votação do impeachment e a Bolsa não

Juros Futuros "ignoram" exterior e ficam focados no cenário doméstico

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa e o dólar podem até não ter reagido à aprovação do impeachment da presidente Dilma Rousseff como alguns investidores esperavam, mas os DIs fizeram exatamente o que estava no roteiro. As taxas dos contratos de juros futuros recuaram nesta segunda-feira, em especial os contratos mais longos, após a Câmara dos Deputados aprovar abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, mas as quedas eram limitadas por realização de lucros após os tombos recentes.

Segundo Celson Plácido, estrategista-chefe da XP Investimentos, os DIs realmente refletem mais o cenário externo e são menos afetados por efeitos internacionais. É por isso que o petróleo e as bolsas europeias caindo mais cedo não afetaram os juros futuros. 

Na noite passada, a Câmara dos Deputados aprovou por 367 votos a continuidade do processo de impeachment, superando com alguma margem os 342 necessários. Agora, a matéria precisa ser aprovada no Senado, que deverá assegurar que o vice-presidente Michel Temer assuma o comando do país pelo menos interinamente.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Expectativas de que um novo governo teria mais facilidade para aprovar medidas de ajuste fiscal no Congresso e mais credibilidade nos mercados financeiros já haviam trazido os DIs para baixo nas últimas semanas. As expectativas agora ficam voltadas para o perfil da eventual nova equipe econômica.

O contrato para janeiro de 2021 acumulou queda de 20 pontos-base. 

Os DIs mais curtos tinham variações menores, já que operadores esperam que os juros básicos sejam mantidos em 14,25% na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em 27 de abril.

Continua depois da publicidade

Segundo especialistas, a curva de juros futuros apontava chances de cortes da Selic em meados do ano, mas muitos operadores reconhecem que a precificação está distorcida pela euforia política.

(Com Reuters)

Especiais InfoMoney:

Carteira InfoMoney rende 17% no 1º trimestre; 5 novos papéis entraram no portfólio de abril

Trader que perdeu R$ 285.000 com Telebras conta como deu a volta por cima

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa