Ofertas locais caem 8,4% até agosto com recuo de emissões de renda fixa, diz Anbima

Volume de ofertas locais somou R$ 77 bilhões neste ano até agosto, segundo dados da Anbima

Reuters

Publicidade

O volume de ofertas locais somou 77 bilhões de reais neste ano até agosto, queda de 8,4 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado, impactado negativamente pela queda de 21 por cento nas captações por meio de títulos de renda fixa, segundo dados da Anbima divulgados nesta sexta-feira.

Apesar do mercado fraco para ofertas de ações neste ano, com apenas sete ofertas iniciais (IPOs) realizados até o momento, este segmento apresenta avanço de 80 por cento na comparação com o ano passado, quando apenas três IPOs ocorreram entre janeiro e agosto.

Em volume, as ofertas de ações neste ano somaram 18,7 bilhões de reais, sendo 15,8 bilhões em IPOs e 2,8 bilhões em ofertas subsequentes (follow ons). No ano passado até agosto, foram 10,3 bilhões de reais em ofertas, com 4,3 bilhões de reais em IPOs e 5,9 bilhões de reais em follow ons.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em agosto deste ano, não ocorreu nenhuma oferta de ações, mas existem sete ofertas em análise: Ouro Verde Locação e Serviço, Tupy, Unidas, Cambuci, Sascar Participações, Ser Educacional e Gaec Educação, informou a Anbima.

Nos primeiros oito meses de 2013, as emissões de renda fixa somaram 58,3 bilhões de reais, sendo a maior parte (41 bilhões de reais) referente a emissões de debêntures. Cerca de 12 bilhões de reais corresponde a notas promissórias; 3 bilhões de reais a FIDCs e 2 bilhões de reais a CRIs.

No mercado internacional, apesar do cenário de volatilidade, foi realizada uma grande operação com títulos de dívida em agosto, da Odebrecht Óleo e Gás, com volume de 1,7 bilhão de dólares. Entre janeiro e agosto, foram 27,8 bilhões de dólares em captações externas, abaixo dos 32,7 bilhões captados no mesmo intervalo de 2012.