Com dados da indústria melhores do que o esperado, juros futuros disparam

Dados da indústria apontaram para recuperação em junho e animaram o mercado, elevando as expectativas para um aumento da Selic

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – As taxas dos principais contratos de juros futuros registram alta nesta quinta-feira (1), com o mercado repercutindo os dados melhores do que o esperado da produção industrial de junho, deixando mais tranquilidade para que o Banco Central eleve a taxa básica de juros na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).

O contrato mais negociado, com vencimento em janeiro de 2015, registrava taxa de 9,82%, expressiva alta de 0,24 ponto percentual em relação ao fechamento da véspera, de 9,58%. Já o contrato com vencimento em janeiro de 2014, passando de 8,85% para 8,91%. Atualmente, a Selic está em 8,5% ao ano. 

Os dados de indústria de junho, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta manhã, apontaram para um crescimento de 1,9% da produção frente a maio, acima do esperado pelo mercado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Conforme apontam os economistas da LCA Consultores, a indústria passa por um processo de recuperação irregular e gradual, alternando entre altas expressivas e fortes quedas nos resultados mensais, dificultando a análise para o setor. Já a equipe econômica do HSBC aponta, apesar da recuperação da indústria na primeira metade do ano, para um cenário de bastante volatilidade para os próximos meses. 

Vale ressaltar que a fraqueza da produção industrial chegou a afetar o indicador de atividade do Banco Central, que em maio mostrou a maior retração da economia desde 2008. Diante disso, as estimativas sobre o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro vêm sendo reduzidas, seguindo na direção dos 2%.



Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.