Dívida da Espanha tem juro menor, após bem sucedido teste de estresse

Já os papéis das maiores economias da região do euro, França e Alemanha, têm rendimento mais alto com a notícia que a produção na indústria desses países caiu abaixo do aguardado

Publicidade

SÃO PAULO – Os títulos da Espanha sobem pela terceira sessão seguida, ancorados na divulgação do resultado positivo sobre o  teste de estresse para os bancos, relatado na sexta-feira (28), com os mercados já fechados. De acordo com o teste, as instituições financeiras precisam de € 59,3 bilhões, próximo ao esperado pelo mercado.

Já na Alemanha, os yields avançam após o país ter informado contração na produção da indústria. O setor industrial da Alemanha encolheu pelo sétimo mês seguido em setembro, conforme a maior economia da Europa sente o impacto da crise de dívida na região, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compra (PMI).

O PMI do instituto Markit para a Alemanha subiu para 47,4 em setembro, maior leitura desde março mas ainda abaixo da marca de 50 que divide crescimento de contração. Em agosto, o índice havia atingido 44,7.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A segunda maior economia da zona do euro, a França, também relatou queda maior que o previsto na atividade industrial, o que contribuiu para impulsionar a alta de 0,96% de seus yields de papéis com maturação para uma década.

País Rendimento Variação Spread vs. Bund*
Grécia 19,32% -0,91% +18,10
Portugal 8,93% -0,81% +7,57
Itália 5,05% -0,53% +3,69
Espanha 5,86% -1,28% +4,52
França 2,20% +0,96% +0,74
Alemanha 1,48% +2,57%

* Diferença calculada em pontos percentuais. Fonte: Bloomberg

Entenda: quanto maior, pior
Os títulos públicos são uma das maneiras que os governos possuem para se financiar, enquanto a variação diária dos rendimentos decorre das negociações no mercado secundário. O juro pago pelo governo e o valor do papel são definidos no momento da emissão dos títulos, mas este último sofre variação no mercado secundário.

Continua depois da publicidade

Assim, quanto mais arriscado um investimento, maior será o prêmio demandado pelos investidores no mercado secundário. Portanto, o valor do título recua e, consequentemente, o rendimento no mercado secundário aumenta. Tal variação positiva é uma indicação de que caso o governo opte por emitir novos papéis o custo para se financiar deverá ser maior.