Divergência sobre ajuda à zona do euro pressiona yields alemães

Refletindo a procura maior por ativos considerados mais seguros, rendimentos dos títulos da Alemanha cedem ao menor patamar em uma semana

Publicidade

SÃO PAULO – Os títulos de dívida da zona do euro avançam enquanto líderes do continente não chegam a um consenso sobre como salvar o continente da crise. Refletindo a procura maior por ativos considerados mais seguros, os papéis da Alemanha com prazo de dez anos sobem e seus yields cedem ao menor patamar em uma semana.

Na Itália, títulos galgam na esteira da divergência entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Francois Hollande, sobre um prazo para socorrer os bancos do Velho Continente.

Na Grécia, o governo negocia com a Troika – grupo formado por Comissão Europeia, BCE (Banco Central Europeu) e FMI (Fundo Monetário Internacional) – os cortes de gastos avaliados em € 11,9 bilhões e uma reportagem da Der Spiegel sugere que ainda mais medidas podem ser necessárias, o ministro de Finanças da França, Jean-Marc Ayrault, defendeu que o país consiga mais tempo para atingir suas metas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

País Rendimento Variação Spread vs. Bund*
Grécia 19,50% -2,54% +17,94
Portugal 8,60% +0,43% +7,04
Itália 5,03% -0,18% +3,47
Espanha 5,68% -1,34% +4,12
França 2,28% -0,53% +0,72
Alemanha 1,56% -2,51%

* Diferença calculada em pontos percentuais. Fonte: Bloomberg

Entenda: quanto maior, pior
Os títulos públicos são uma das maneiras que os governos possuem para se financiar, enquanto a variação diária dos rendimentos decorre das negociações no mercado secundário. O juro pago pelo governo e o valor do papel são definidos no momento da emissão dos títulos, mas este último sofre variação no mercado secundário.

Assim, quanto mais arriscado um investimento, maior será o prêmio demandado pelos investidores no mercado secundário. Portanto, o valor do título recua e, consequentemente, o rendimento no mercado secundário aumenta. Tal variação positiva é uma indicação de que caso o governo opte por emitir novos papéis o custo para se financiar deverá ser maior.