Mecados

Relatório de emprego e balanços devem movimentar bolsas nos EUA

Enquanto por aqui não haverá negociações por conta do feriado, lá fora é revelada ainda a contração do PMI na Zona do Euro

(Shutterstock)

SÃO PAULO – Os contratos futuros operam próximo à estabilidade nas bolsas norte-americanas nesta sexta-feira (2), enquanto no Brasil não haverá negociações na bolsa de valores por conta do feriado de Dia de Finados. 

Os investidores mostram expectativa para a divulgação do relatório mensal de empregos, prevista para às 10h30 (horário de Brasília) e mantém a atenção para a proximidade das eleições presidenciais norte-americanas, disputada entre o presidente democrata Barack Obama e seu opositor republicano Mitt Romney.

No setor corporativo, ganha destaque nesta sessão a divulgação de balanços trimestrais de grandes empresas, entre elas a Chevron, JC Penny e a seguradora alemã Allianz. 

A Thomson Reuters, a Hess, a Ralph Lauren e empresa de mídia McGraw-Hill também reportam os seus lucros nesta sexta-feira.

Economia encolhe na zona do euro
Enquanto isso, na Zona do Euro, a atividade industrial encolheu pelo 15º mês seguido em outubro, com queda na produção e nas encomendas, indicou uma pesquisa nesta sexta-feira (2), alimentando expectativas de novas medidas de flexibilização do Banco Central Europeu (BCE).

As fábricas eram a força motriz por trás de recuperação do bloco da última recessão, mas o abrandamento da atividade fabril, que começou em países periféricos, já envolveu membros centrais como Alemanha e França.

A atividade industrial da Alemanha também encolheu para oitavo mês seguido em outubro, com a queda da demanda na Europa e menores níveis de investimento na Ásia pesando sobre as novas encomendas de produtos alemães, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira.

 O Índice de Gerentes de Compras (PMI), do Instituto Markit, para o setor industrial da Alemanha caiu para 46,0 em outubro, ante 47,7 no mês anterior. A leitura final ficou levemente acima de dados preliminares, de 45,7, mas ainda abaixo de 50, o que indica contração da atividade.