Recapitalização do Bankia castigará acionistas minoritários

O Bankia fará um aumento de capital na primeira quinzena de janeiro, sob o qual os atuais acionistas perderão praticamente todo o investimento

Reuters

Publicidade

MADRI – O Bankia diluirá praticamente a zero a participação de 350 mil acionistas, a maioria pequenos investidores com pouco conhecimento dos mercados financeiros, após ter vindo à tona a informação de que o banco espanhol teve um valor negativo de 4,2 bilhões de euros (5,6 bilhões de dólares).

A medida, que afetará acionistas que foram encorajados a investir na companhia por conta de agressivas táticas de marketing financeiro, é considerada essencial para o banco estatizado se recuperar.

Uma fonte próxima ao Banco da Espanha, banco central espanhol, disse que o Bankia receberá 18 bilhões de euros em ajuda europeia até sexta-feira e fará um aumento de capital na primeira quinzena de janeiro, sob o qual os atuais acionistas perderão praticamente quase todo o investimento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pelo plano da União Europeia para reanimar o setor bancário da Espanha, os acionistas serão os primeiros a amargar perdas. Isso aconteceu na Irlanda, quando os acionistas do Anglo Irish Bank ficaram sem nada.

“Estamos tentando deixar os acionistas com alguma coisa? Sim. Quanto? É muito cedo para saber. Será pouco? Com certeza”, afirmou a fonte sob condição de anonimato.

“Mas (o valor) será meramente simbólico. Posso garantir que vão perder até a roupa do corpo”, acrescentou.

Continua depois da publicidade

Segundo a mesma fonte, autoridades da União Europeia estão estudando o assunto e o número final será conhecido em janeiro, quando haverá o aumento de capital.

Outra fonte próxima ao processo afirmou que o valor final das ações será próximo a zero, mas o governo espanhol e o banco não querem que os acionistas pensem desde já que ficarão sem nada.

Milhares de espanhóis, parte deles aposentados sem grandes conhecimentos financeiros, investiram em ações quando o Bankia abriu capital, em 2011. Desde então, os papéis perderam 80 por cento do valor.