Produção industrial da Zona do Euro registra queda de 0,8% em abril

Trata-se do maior declínio em quatro meses; considerando os 27 países da UE, a produção industrial caiu 0,4% na passagem mensal

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – A produção industrial da Zona do Euro encolheu 0,8% em abril na comparação com março, a maior queda em quatro meses, informou a Eurostat nesta quarta-feira (13). Com o resultado, o nível geral da produção é o mais fraco desde setembro de 2010. Em março, o indicador havia registrado baixa de 0,1%.

O indicador retraiu na Espanha e em Portugal, dois dos países que sofrem com a crise da dívida, bem como na Itália, que tem tentado reformar sua economia e evitar a necessidade de ajuda externa. A Alemanha, considerada potência industrial do bloco, também viu sua produção recuar acentuadamente no período.

Considerando os 27 países da União Europeia, a produção industrial recuou 0,4% em abril, após cair 0,2% no mês anterior. Na comparação com abril de 2011, a produção industrial caiu 2,3% na Zona do Euro e 1,7% em todo o bloco europeu.

Continua depois da publicidade

Destaques
Na comparação com março, as maiores quedas na produção ocorreram em Portugal (-6,5%), Alemanha (-2,0%) e Itália (-1,9%). Na Espanha, a queda foi mais leve, de 0,7%. No Reino Unido houve estabilidade, enquanto Holanda (+2,9%), Polônia (+2,3%) e Malta (+1,9%) tiveram avanços.

Em relação ao ano anterior, as maiores quedas ocorreram em Itália (-9,2%), Espanha (-8,3%) e Portugal (-7,6%). Por outro lado, as maiores altas foram registradas em Eslováquia (+10,9%), Lituânia (+6,9%) e Holanda (+4,7%).