Principal tribunal da França exige novo julgamento sobre multa de US$2 bi da UBS

Segundo investigação, a instituição supostamente executou serviços bancários ilegais e lavagem de dinheiro no país

Reuters

Publicidade

Por Tassilo Hummel e Mathieu Rosemain e Noele Illien

PARIS (Reuters) – O principal tribunal da França decidiu nesta quarta-feira que um novo julgamento sobre uma multa de 1,8 bilhão de euros (1,95 bilhão de dólares) contra a UBS precisará ser realizado, em caso no qual a instituição supostamente executou serviços bancários ilegais e lavagem de dinheiro no país.

O tribunal, que também manteve o veredito de culpado contra o banco, disse que um novo julgamento teria que ser realizado na corte de apelação de Paris para determinar uma nova multa, se houver alguma.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A decisão reverte e anula a conclusão da Corte de Apelações de Paris em 13 de dezembro de 2021, mas apenas dentro do escopo de punições e interesses civis. Todas as outras disposições foram expressamente mantidas, disse o tribunal.

A decisão da Cour de Cassation, a corte mais alta França, significa que o veredito de culpado da UBS é definitivo.

A decisão mais uma vez aumenta a incerteza em torno da multa ao banco suíço, que tentou reverter o veredito e a sanção por ter supostamente persuadido clientes franceses ricos a esconderem fundos não declarados em contas do banco suíço entre 2004 e 2012.

Tópicos relacionados