Prévia da inflação, evento da Petrobras, ata do Fomc e Ação de Graças: o que acompanhar na próxima semana

Tudo que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após uma semana de queda para o Ibovespa, os próximos dias terão como destaque na agenda doméstica os dados de inflação e do mercado de trabalho.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de novembro na próxima quinta-feira (25). O Itaú projeta uma alta de 1,23% na base mensal, levando a taxa em 12 meses para 10,80% (ante 10,34% em outubro).

“O dado provavelmente será pressionado por preços administrados, notadamente gasolina, GLP e energia elétrica. Entre os preços livres, esperamos aumentos expressivos em itens industriais, alimentação em casa (vegetais, frango) e serviços (como aluguel e comida fora de casa). Também importante, estão as medidas de núcleo de inflação, tanto de bens quanto de serviços, que devem seguir pressionadas nesta leitura”, avaliam os economistas do Itaú.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre a atividade econômica, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgará os dados de confiança do consumidor (na quarta-feira), da construção (quinta) e da indústria (sexta) do mês de novembro.

Além disso, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de outubro estão previstos para serem divulgados na sexta-feira que, segundo o Bradesco, devem apresentar saldo de contratações de empregos formais com alguma desaceleração na margem, em linha com o visto entre agosto e setembro.

Atenção ainda para as divulgações feitas pelo Banco Central durante a semana. Na quinta-feira, será divulgada a nota à imprensa do Setor Externo. O consenso de mercado espera novo déficit em transações correntes, que mostram o fluxo de bens, serviços e rendas do país com o exterior.

Continua depois da publicidade

Na sexta-feira (26), o relatório de crédito do BC para outubro será divulgado, com informações detalhadas sobre os empréstimos pendentes, taxas de inadimplência e outras informações detalhadas sobre o mercado de crédito.

No plano político, o foco continua sendo a Proposta de Emenda à Constituição sobre os precatórios (PEC 23/21). Após sua aprovação na Câmara dos Deputados, o texto passa por tramitação no Senado. Por isso, será importante acompanhar como o debate vai evoluir nos próximos dias, também em meio às discussões sobre fatiamento.

Também no radar político, mas com as atenções voltadas para 2022, o PSDB deve definir neste domingo seu candidato à Presidência da República na eleição do ano que vem, ao mesmo tempo que busca retomar a posição de destaque perdida após o desempenho eleitoral ruim no pleito nacional de 2018. Uma ala da bancada inclina-se ao governo do presidente Jair Bolsonaro e outra à oposição – o partido escolherá entre os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, além do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio, que corre por fora, o nome para representá-lo no pleito do ano que vem.

Continua depois da publicidade

Já no noticiário de empresas, a Usiminas (USIM5) reúne investidores em encontro na próxima sexta-feira. A Petrobras (PETR3;PETR4) também promove encontro com investidores, no Brasil no próximo dia 25 e em Nova York no próximo dia 30. Na quarta-feira (24), a Sabesp (SBSP3) promove Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para eleger membros do conselho, enquanto na sexta a Copel (CPLE6) promove AGE para promover ajustes no estatuto social.

Agenda movimentada nos EUA

A semana será marcada por diversos indicadores e sinalizações de política monetária nos Estados Unidos. Na segunda-feira (22) sairá o total de vendas de casas usadas no país em outubro.

A quarta-feira terá o dia mais cheio na agenda americana. Será conhecida a variação do PCE em outubro, o índice de inflação preferido pelo Federal Reserve. O Safra estima alta mensal de 0,6% e anual de 5%, o que representaria uma aceleração ante setembro.

Publicidade

Além disso, o Fed irá revelar a ata da sua última reunião de política monetária, ocorrida no início do mês e que anunciou oficialmente a redução do seu programa de compra de ativos. “O documento pode trazer mais informações sobre as condições para uma mudança no ritmo do aperto monetário no país”, destaca o Safra. Os investidores também monitoram a possível sucessão de Jerome Powell na presidência do Fed.

Atenção ainda para a segunda estimativa do PIB do terceiro trimestre no país, após uma primeira estimativa projetando alta de 2% na comparação trimestral à taxa anualizada.

Na quinta-feira, os mercados americanos estarão fechados em razão do Dia de Ação de Graças sendo que, na sexta-feira, os negócios irão terminar mais cedo por lá, às 15h (horário de Brasília).

Continua depois da publicidade

O mercado irá acompanhar ainda na terça-feira a divulgação do Índice de Gerente de Compras (PMI) preliminar para as economias da Zona do Euro, Reino Unido, Estados Unidos e Japão em novembro. Na Europa, o levantamento pode indicar o eventual impacto da ressurgência da Covid sobre o setor de serviços, aponta o Safra.

Na quinta-feira, atenção para a ata da última reunião do Banco Central Europeu. Na sexta está previsto para logo cedo um discurso da presidente da autoridade monetária, Christine Lagarde, em uma conferência da instituição sobre temas jurídicos.

CDB com 300% do CDI? XP antecipa Black Friday com rentabilidade diferenciada para novos clientes. Clique aqui para investir agora!

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.