Preço da soja dispara depois redução nas estimativas de safra nos EUA

Apesar de queda na produção, a demanda pela oleaginosa deve continuar crescente

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A redução nas estimativas na safra de soja nos Estados Unidos fez o preço do grão disparar nesta terça-feira (10/05). O preço futuro na Bolsa de Chicago teve altas superiores 50 cents em apenas um dia, chegando a quase 11 dólares o bushel.  O mercado físico também reagiu: segundo o indicador Cepea/Esalq, o preço da soja teve alta de 3,09%, cotado a 85,66 a saca.

A movimentação no mercado aconteceu após a divulgação do relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que apontava queda na produção de soja nos Estados Unidos. Segundo o departamento, a safra de 2016/2017 vai ser de um pouco mais de 103 milhões de toneladas, volume 3,28% menor à temporada anterior. A área plantada também deve reduzir 0,60%, somando 33 milhões de hectares.

Mas foi a redução nos estoques que mais preocupou o setor. De acordo com o relatório, o volume de soja armazenado no final deste ciclo deve ser de 10,8 milhões de toneladas. Já a soja excedente na próxima temporada, portanto na safra 2016/2017, vai ser 23% menor e não deve ultrapassar 8 milhões de toneladas.

Continua depois da publicidade

Enquanto a produção reduz a demanda cresce. Ainda segundo relatório o mercado da soja vai ficar ainda mais aquecido nos próximos meses. As exportações da oleaginosa, por exemplo, devem crescer 10,5%.