Em mercados / politica

Reforma tributária: deputado Baleia Rossi explica proposta que transforma 5 impostos em 1

O InfoMoney recebeu o parlamentar, autor da proposta em discussão sobre o assunto no Congresso Nacional, para uma entrevista nesta quinta-feira

SÃO PAULO - A aprovação da reforma da previdência abriu, na Câmara dos Deputados, uma nova janela para os parlamentares entrarem em outra discussão tão complexa quanto necessária no país: a reforma tributária. Há hoje ao menos 5 propostas à mesa nos debate político. Uma delas é assinada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), baseada nas sugestões apresentadas pelo CCiF (Centro de Cidadania Fiscal).

O texto já passou por quase unanimidade na CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), mas ainda tem um longo caminho pela frente em comissão especial e no plenário – e, depois, no Senado Federal, se bem-sucedida. O eixo central da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) consiste em uma nova organização dos impostos que incidem sobre o consumo.

A ideia é unificar 5 tributos – PIS, Cofins e IPI (federais), ICMS (estadual) e ISS (municipal) – em um IBS (Imposto sobre Operações com Bens e Serviços), sem modificação na carga tributária.

Para explicar a proposta em discussão e seus impactos econômicos e políticos, o InfoMoney recebeu Baleia Rossi. Assista a íntegra pelo vídeo acima.

 

Contato