Sérgio Moro participa de audiência pública na Câmara; acompanhe ao vivo

Os deputados querem esclarecimentos sobre o conteúdo revelado pelo site de notícias The Intercept Brasil

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Três semanas após o primeiro vazamento de conversa mantida com procuradores da força-tarefa da Operação Lava-Jato, o ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) participa de audiência pública organizada por três comissões da Câmara dos Deputados.

O encontro entre o ex-juiz federal e os parlamentares está marcado para as 14h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (2) e pode ser acompanhado ao vivo pelo vídeo acima. Ele ocorre uma semana após Moro cancelar participação em audiência com os deputados, em função de uma viagem aos Estados Unidos.

Leia também:

– Vaza Jato tem impacto relevante sobre futuro político de Moro, mas baixo sobre governo Bolsonaro
– Sérgio Moro nas mãos de Bolsonaro ou fortalecido com respostas? Analistas se dividem

Os colegiados envolvidos na organização da audiência desta terça são a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania; a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Púbico e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

Os deputados querem esclarecimentos sobre o conteúdo revelado pelo site de notícias The Intercept Brasil, que trouxe mensagens supostamente trocadas entre Moro, então juiz federal, e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba (PR), o promotor Deltan Dallagnol.

O material sugere um nível de proximidade entre ambos, que tem sido questionado nos meios político e jurídico.

Outras audiências

Em audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos, o fundador do Intercept, o jornalista Glenn Greenwald, afirmou que houve conluio entre o então juiz Sergio Moro e os procuradores que atuam na Lava Jato. Para ele, as mensagens vazadas apontam parcialidade nas decisões do então juiz.

Na reunião, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) afirmou que os documentos vazados eram resultado de crime de hackeamento e que as conversas não eram autênticas.

O ministro da Justiça e os procuradores da Lava Jato negaram irregularidade nas conversas e questionam a autenticidade das mensagens. Moro afirmou ainda que o conteúdo tem origem ilícita. O ministro já foi ao Senado Federal prestar esclarecimentos em audiência pública organizada pela Comissão de Constituição e Justiça da casas legislativa.

Quer receber as próximas edições do Barômetro do Poder antecipadamente? Insira seu e-mail abaixo e receba com exclusividade o relatório com as projeções das principais casas de análise política do país:

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.