Comissão da reforma tenta encerrar debate; voto complementar do relator deve ser lido quinta

Ainda faltam mais de 40 inscritos no debate se pronunciarem e a liderança do colegiado não quer "atropelar a discussão"  

Estadão Conteúdo

Publicidade

A Comissão Especial da reforma da Previdência vai tentar encerrar o debate da matéria ainda nesta quarta-feira, 26. Diferentemente do que era esperado na terça-feira, 25, a expectativa nesta quarta-feira é que o voto complementar do relator Samuel Moreira (PSDB-SP) seja lido apenas na quinta-feira, segundo parlamentares ouvidos pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Ainda faltam mais de 40 inscritos no debate se pronunciarem e a liderança do colegiado não quer “atropelar a discussão”.

A expectativa é que a votação na comissão comece na segunda-feira e termine a tempo de se votar a proposta no plenário da Câmara no dia 3 de julho, próxima quarta-feira, segundo fontes.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O atraso na Comissão Especial é também uma estratégia para se ganhar tempo para ampliar a discussão sobre a participação de Estados e municípios na reforma.

Na terça, governadores do Nordeste estiveram reunidos debatendo a questão. Nesta quarta, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deve ter conversas informais com outros gestores estaduais. No entanto, predomina no período da manhã, um sentimento de que “esse jogo já está jogado” e que os governadores perderam o timing para pressionar os deputados e conseguir votos para essa inclusão. Porém, o martelo ainda não está batido nesta questão.

A comissão deu início nesta manhã ao quarto dia debate desde que Moreira apresentou seu relatório. A sessão começou com uma hora de atraso.

Continua depois da publicidade

Depois que todos os deputados inscritos falarem e a discussão for encerrada, o relator deverá apresentar seu voto complementar e será aberto um prazo para apresentação de destaques. Só depois de concluídas essas etapas poderá ser iniciada a votação. Na terça, a comissão ouviu 41 deputados, em uma sessão que durou mais de oito horas.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos