Bolsonaro revoga decreto de armas e edita novas medidas sobre o tema

Edição extra do Diário Oficial da União de hoje traz novos três decretos, enquanto cinco foram revogados

Equipe InfoMoney

O presidente da República, Jair Bolsonaro (Crédito: Fotos Públicas)

Publicidade

O presidente Jair Bolsonaro revogou nesta terça-feira (25) o decreto de armas. Foram publicados, em edição extra do Diário Oficial, novos atos sobre o tema, enquanto foram revogados 5 itens: 2 artigos de um decreto de 2000; 1 artigo de 2018 e 2 decretos deste ano.

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, disse que o governo compreendeu que o melhor caminho é encaminhar um projeto de lei sobre a flexibilização do porte e da posse de armas.

Vale ressaltar que, mais cedo, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, disse que Bolsonaro não iria  revogar o decreto que muda regras para aquisição, cadastro, registro, posse, porte e comercialização de munições e armas de fogo no país. “O governo não revogará, não colocará nenhum empecilho para que a votação ocorra no Congresso”, disse o porta-voz sobre a matéria em tramitação na Câmara.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No último dia 18, o plenário do Senado aprovou a revogação do decreto presidencial. Por 47 votos a 28, os senadores aprovaram um Projeto de Decreto Legislativo, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e de outros senadores, que sustou os efeitos da flexibilização. A maioria dos senadores argumentou que a alteração das regras para o acesso às armas por meio de decreto era inconstitucional e deveria ser feita por projeto de lei.

Rêgo Barros afirmou hoje que o governo federal não iria interferir nas decisões do Congresso, mas que “tem buscado o diálogo e o consenso para aprovação das medidas que atendam as aspirações da maioria dos brasileiros que querem segurança, paz e prosperidade”. Segundo ele, Bolsonaro defende que é um direito do cidadão possuir armas de fogo para defesa pessoal e de seus bens. 

A edição extra do “Diário Oficial da União” desta terça-feira oficializou o recuo do governo e, além das revogações, houve a edição de três novos decretos sobre o tema.

Continua depois da publicidade

Decreto 9.844: regulamenta lei sobre a aquisição, o cadastro, o registro, o porte e a comercialização de armas de fogo e de munição e sobre o Sistema Nacional de Armas e o Sistema de Gerenciamento Militar de Armas
Decreto 9.845: regulamenta lei sobre a aquisição, o cadastro, o registro e a posse de armas de fogo e de munição.
Decreto 9.846: regulamenta lei sobre o registro, o cadastro e a aquisição de armas e de munições por caçadores, colecionadores e atiradores.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

(Com Agência Brasil)