Bolsonaro chama presidentes do “centrão” e promete encontros diários com deputados

A iniciativa busca fazer um aceno à classe política em um esforço para angariar apoio das legendas à reforma da Previdência

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Jair Bolsonaro se reunirá, na próxima quinta-feira (4), com presidentes de cinco partidos políticos no Palácio do Planalto. Segundo o jornal Valor Econômico, ontem, o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) telefonou para os comandantes de MDB, PSD, DEM, PP e PRB, siglas integrantes do chamado “centrão”, para fechar o encontro.

A iniciativa busca fazer um aceno à classe política em um esforço para angariar apoio das legendas à reforma da Previdência. De acordo com a reportagem, após a recente crise com o parlamento em meio às trocas de farpas com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o governo ensaia abandonar o discurso da “velha política” contra a “nova política”.

A visita de Romero Jucá (MDB), Gilberto Kassab (PSD), ACM Neto (DEM), Ciro Nogueira (PP) e Marcos Pereira (PRB) ocorre um dia após o retorno de Bolsonaro de sua viagem oficial a Israel. O presidente também se comprometeu em atender diariamente aos parlamentares, para negociar a aprovação da reforma previdenciária.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Estou pronto ao diálogo, na medida do possível eu atendo aos parlamentares. Vamos a partir de agora deixar pelo menos meio dia da minha agenda no Brasil aos congressistas”, afirmou em entrevista à TV Record.

A despeito da pressão das redes, Bolsonaro deverá ser cobrado pelas lideranças partidárias para abandonar o discurso que contrapõe “velha” e “nova” política. “Conversar com os partidos não é toma lá dá cá, isso é política. Não tem esse negócio de velha e nova política. Nova e velha política foi na campanha”, afirmou Marcos Pereira, do PRB.

Do lado da Previdência, é esperado que os comandantes dos partidos pressionem para mudanças em pontos polêmicos, como as mudanças nas regras para o BPC (Benefício de Prestação Continuada), pago a idosos e deficientes de baixa renda, e da concessão de aposentadorias rurais.

Continua depois da publicidade

Garanta uma aposentadoria confortável investindo. Abra uma conta gratuita na XP

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.