William Waack: manifestações antecipam segundo turno entre Bolsonaro e Haddad

Quem não for capaz de desenvolver uma narrativa um pouco mais abrangente, dificilmente consegue ganhar com os votos que tem ganhar no segundo turno, aponta o jornalista

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Manifestações pró e contra o candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, levam a algumas questões: o que elas nos contam sobre o processo político?

Gostou da análise? Receba a Newsletter de William Waack todos os dias no seu e-mail

Conforme aponta William Waack, essas manifestações sugerem uma possível antecipação de um segundo turno entre Bolsonaro e o candidato do PT, Fernando Haddad. “Elas são uma guerra cultural, no seguinte sentido: olhem para a manifestação de mulheres contra Bolsonaro. É uma manifestação identitária e serve para os partidos de esquerda saírem do cercadinho deles e ampliarem [sua interlocução] para outros grupos políticos na sociedade”, afirma. Ou seja, os grupos de esquerda conseguem dessa forma falar para um número muito maior do que tradicionalmente têm como eleitorado cativo.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

William Waack aponta ainda que, quem não for capaz de desenvolver uma narrativa um pouco mais abrangente, dificilmente consegue ganhar com os votos que possui atualmente. 

Desta forma, o que a campanha de Bolsonaro tem a dizer em manifestações espontâneas? Ela também está jogando para a frente a ideia de que está falando para o conjunto da sociedade e não apenas para as pessoas que detestam o PT, afirma o jornalista.

“O anti-petismo é uma das forças da candidatura de Bolsonaro? Sem dúvida alguma”, aponta Waack. Contudo, ficar só nisso não é suficiente – e parece que a campanha está entendendo isso pelo tipo de mensagem e pelo tipo de aglutinação do candidato registrado nesse domingo, Confira o vídeo completo acima. 

Continua depois da publicidade

Quer investir com corretagem ZERO na Bolsa? Clique aqui e abra agora sua conta na Clear!

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.