Em mercados / politica

Persio Arida alfineta Paulo Guedes após nova ausência em debate: “foi enquadrado por Bolsonaro”

O economista de Bolsonaro tem cancelado diversas participações em debates e foi criticado pelo coordenador econômico da campanha do PSDB durante a Expert XP 2018

Persio Arida na Expert
(Thiago Ribeiro)

SÃO PAULO –O economista da campanha de Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Guedes, não compareceu a mais um evento com investidores e foi alvo de críticas de outros coordenadores econômicos de candidatos ao Planalto.

Neste sábado (22), Guedes alegou problemas de agenda e não participou do painel da Expert XP 2018 cujo tema era “O futuro econômico do Brasil: convergências e divergências”.  Participaram do evento Persio Arida, coordenador do programa econômico de Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Mello, assessor econômico de Fernando Haddad (PT), Bazileu Margarido, assessor econômico de Marina Silva (Rede), Nelson Marconi, assessor econômico de Ciro Gomes (PDT) e  José Marcio Camargo, coordenador econômico de Henrique Meirelles (MDB).

Arida foi um dos mais críticos ao não-comparecimento de Guedes, afirmando: “lamento a ausência do Paulo Guedes, que fugiu do debate mais uma vez. Mas hoje ele tem um motivo, de ter sido enquadrado pelo Bolsonaro por ter defendido CPMF, que geraria mais desequilíbrios”.

Nesta semana, o economista do candidato do PSDB já havia criticado a proposta e apontou que apesar das contas públicas estarem ruins, a retomada do País não passa pelo aumento de impostos.

Leia mais: 
Economista do PT é vaiado ao falar que “infelizmente Lula não será candidato”
As 3 medidas urgentes dos economistas dos candidatos para o Brasil

O economista de Bolsonaro tem cancelado diversas participações em debate após ser pressionado pela campanha de Bolsonaro depois de declarações a uma plateia de investidores no início da semana, em que ele falou sobre a proposta de instituir algo parecido com uma “nova CPMF”, medida esta que foi negada por Bolsonaro. Desde então, Guedes cancelou eventos com investidores no Credit Suisse, com a Ancham e um painel individual na véspera também na Expert XP 2018. Antes mesmo da polêmica, o economista de Bolsonaro já havia cancelado sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura.

Em outro momento no mesmo evento, Arida também criticou à proposta de regime de capitalização (modelo individual, no qual o contribuinte paga sua própria previdência) para a previdência proposta por Guedes, ao apontar que não há evidências de que a migração para um regime de capitalização seja incapaz de conter o déficit. O economista do PSDB é um crítico costumaz de Bolsonaro e de Paulo Guedes: em entrevista ao InfoMoney em maio, Arida afirmou que o candidato à presidência do PSL é tão estatizante quanto a esquerda. 

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

 

Contato