Em mercados / politica

Ibope deve ser divulgado hoje à noite; veja como foi a última pesquisa

Na última pesquisa Ibope, divulgada em 20 de agosto, Fernando Haddad apareceu com apenas 4% das intenções de voto quando colocado como representante do PT nas eleições

Candidatos

SÃO PAULO - Está prevista para a noite desta terça-feira (4) a divulgação de nova pesquisa Ibope de intenção de votos para presidente de âmbito nacional. Os eleitores responderam ao questionário entre os dias 29 de agosto e 4 de setembro. 

Na última pesquisa Ibope, divulgada em 20 de agosto, Fernando Haddad apareceu com apenas 4% das intenções de voto quando colocado como representante do PT nas eleições, Jair Bolsonaro liderava com 20%, seguido por Marina Silva, com 12% dos votos.

Na sequência apareceram Ciro Gomes, com 9%, e Geraldo Alckmin (7%). Álvaro Dias tinha 3%, seguido por Eymael (1%), Guilherme Boulos (1%), Henrique Meirelles (1%), João Amoêdo (1%), Cabo Daciolo (1%), Vera Lúcia (1%) e João Goulart Filho (1%). Brancos e nulos atingiram 29% e não sabem ou não responderam 9% dos entrevistados.

Já quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi incluído no levantamento, ele liderou com 37% do votos, seguido por Bolsonaro, com 18%. Neste cenário, Marina tinha 6%, Ciro tinha 5% e Alckmin 5%. Álvaro Dias registrou 3% dos votos, seguido por Eymael, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles e João Amoêdo, todos com 1%. Cabo Daciolo, Vera Lúcia e João Goulart Filho não atingiram 1%. Brancos e nulos são 16% do total e não sabem ou não responderam outros 6%.

Leia mais:
 Ibope, Datafolha e Ipespe: 11 pesquisas eleitorais serão divulgadas nesta semana; confira datas previstas

Mais pesquisas
A pouco mais de um mês do primeiro turno, as eleições começam a ganhar outra dinâmica com as primeiras aparições dos candidatos no horário de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Com a aproximação do momento decisivo, ao menos 11 pesquisas de intenção de voto para presidente estão com divulgação prevista nesta sema. Em três delas, feitas por Ibope, Datafolha e Ipespe, a abrangência será nacional, ao passo que as demais serão feitas em diversos estados. Confira aqui todas as pesquisas previstas

Levantamentos locais com os olhos para a corrida presidencial também ajudam a dar mais informações sobre o desempenho dos candidatos nas mais diversas regiões do País. As pesquisas Datafolha e Ibope também levarão em conta as disputas aos governos estaduais, o que também tem sua relevância para a disputa pelo Palácio do Planalto, já que pode indicar o peso dos palanques com os quais cada presidenciável conta.

Tudo isso, somado aos números gerais, oferece quadros mais completos sobre a dinâmica da batalha que se inicia e ganhará novos contornos com as primeiras aparições dos candidatos no horário de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Quer proteger seus investimentos das incertezas das eleições? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos

 

Contato