PT registra Lula candidato à presidência da República e Haddad vice

A partir de agora, advogados devem iniciar batalha jurídica contra indeferimento do pedido no TSE

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Faltando pouco mais de uma hora para o fim do prazo, o PT entrou, nesta quarta-feira (15), com o pedido de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O líder petista está preso há quatro meses após ter sido condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Sua candidatura corre risco de ser barrada, em função da aplicação da Lei da Ficha Limpa. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad foi apresentado ao Tribunal como candidato a vice na chapa.

O registro foi protocolado no balcão do TSE por dirigentes petistas. Ao longo do dia, foi organizada uma marcha em Brasília pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e militantes.

Nos próximos dias, o TSE deve publicar o edital com a lista dos candidatos que pediram registro para concorrer à Presidência. A partir de então, começará a contar um prazo de 5 dias para que Ministério Público, partidos, coligações ou candidatos, entrem com pedido de impugnação de qualquer uma das chapas. É provável que isso ocorra no caso de Lula. Na véspera, a nova presidente da Corte, ministra Rosa Weber, também indicou que pode haver um indeferimento do pedido de ofício pelo relator do processo, caso não haja contestação.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Caso haja questionamento, abre-se um novo prazo, de 7 dias, para que a defesa do candidato impugnado se manifeste. Em seguida, o Tribunal Eleitoral poderá julgar em plenário o assunto, com prazo final de 17 de setembro. Esta também é a data limite estabelecida pela lei para a substituição de candidatos.

Lula está preso desde abril, em Curitiba, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da operação Lava Jato, o que o torna inelegível. Apesar disso, o PT diz que lutará até o fim para conseguir levar sua candidatura até as últimas consequências.

As chances de ter sua candidatura aprovada são baixas. Nos bastidores, é dada como praticamente certa a substituição de Lula por seu vice, Fernando Haddad, antes do limite estabelecido pelo TSE, em 17 de setembro. Para contar com o apoio do PCdoB, o PT fechou um acordo para que Manuela D’Ávila assuma a vice da chapa ao longo do processo.

Continua depois da publicidade

A batalha jurídica pela possibilidade de Lula ser candidato interessa ao PT, já que poderia manter a militância mobilizada e maximizar o potencial da transferência de votos do ex-presidente para um herdeiro político.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.