Rede de 131 perfis falsos e blog disseminavam fake news e defendiam Dilma em 2010, diz BBC

Investigação feita pelo site da BBC Brasil mostra como funcionou a produção de conteúdo falso a favor da petista durante as eleições

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O uso de perfis falsos e a disseminação das chamadas fake news em períodos eleitorais não é um risco inédito restrito ao atual processo político brasileiro. De acordo com uma reportagem publicada pelo site da BBC Brasil, há registros de interferência indevida pelo menos desde o pleito de 2010, com tentativas de manipulação de opinião pública sendo usado em favor dos mais distintos candidatos em eleições subsequentes.

O texto, publicado na última sexta-feira (9), contou a história da criação de ao menos 131 perfis falsos para defender candidaturas petistas, sobretudo a de Dilma Rousseff. Dentre as figuras falsas que nasceram nas redes durante a corrida eleitoral, estava “Armando Santiago Jr.”, dono de um blog para disseminação de conteúdo (“Seja Dita Verdade”) favorável à petista e ataques ao principal adversário, o tucano José Serra.

Quer driblar o risco político e ganhar dinheiro com segurança nessas eleições? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Segundo a matéria, uma empresa de marketing político teria contratado quatro pessoas para cuidar da criação de perfis falsos e a produção de conteúdo para cada um. Os funcionários teriam recebido de R$ 3,5 mil a R$ 4 mil mensais entre maio e outubro de 2010. A reportagem ouviu três dos envolvidos, que detalharam estratégias adotadas, como a criação de perfis demograficamente diversos, espalhados em todas as regiões do País, com o objetivo de interagir com diferentes comunidades de forma atrativa para elas. Uma planilha à qual a BBC Brasil teve acesso mostrava a relação de perfis, suas histórias criadas pelos ex-funcionários e, em alguns casos, e-mail e senha de acesso.

A empresa apontada pelos entrevistados como responsável pelo serviço é a Ahead Marketing, à época sob o comando de Gabriel Arantes Cecílio e Arnaldo Lincoln de Azevedo. Os dois negaram participação na produção de notícias falsas, mas não responderam sobre a produção de perfis falsos. Eles também disseram à reportagem que não poderiam comentar se foram contratados para atuar na campanha de Dilma Rousseff em 2010 porque não falam sobre “clientes ou supostos clientes”.

Em nota, a assessoria de imprensa de Dilma disse que, “em nenhuma de suas campanhas em 2010 e 2014”, a ex-presidente “contratou ou autorizou que fosse contratado quaisquer serviços relativos a perfis e notícias falsos. Desconhece quaisquer das empresas ou pessoas que agem nessa área. Tampouco tem conhecimento ou autorizou qualquer atuação, iniciativa ou ação nesse sentido de integrante de suas campanhas”.

Continua depois da publicidade

Quer driblar o risco político e ganhar dinheiro com segurança nessas eleições? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.