“Plano B” do PT para a eleição presidencial, Jaques Wagner é alvo da PF em nova operação

PF deflagrou Operação Cartão Vermelho para investigar possíveis irregularidades em contratos envolvendo serviços na Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira (26) a Operação Cartão Vermelho para investigar possíveis irregularidades em contratos envolvendo serviços de demolição, reconstrução e gestão do estádio Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia. Tendo como base um laudo pericial, a PF informou que o caso pode ter resultado em um superfaturamento que, em valores corrigidos, supera R$ 450 milhões.

Segundo a Polícia Federal, grande parte desses recursos teve como destino o pagamento de propina e financiamento de campanhas eleitorais. Sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em órgãos públicos, empresas e endereços residenciais dos envolvidos no esquema criminoso. As suspeitas são de que, na prestação desses serviços, foram cometidas irregularidades como fraude em licitação, superfaturamento, desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com apurações feitas pela PF, as irregularidades beneficiaram o consórcio Fonte Nova Participações (FNP) – formado pelas empresas Odebrecht e OAS.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com o objetivo de localizar e apreender “provas complementares dos desvios nas contratações públicas, do pagamento de propinas e da lavagem de dinheiro”.

De acordo com informações do site G1, o ex-governador da Bahia e ex-ministro Jaques Wagner (PT) é um dos alvos da operação. Agentes fazem buscas no apartamento dele no Corredor da Vitória, em Salvador.

De acordo com a reportagem, o advogado de Wagner, Pablo Domingues, esteve no prédio e disse que ainda está apurando a situação e que foi surpreendido pela operação.

Continua depois da publicidade

Wagner é hoje secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia e cotado como plano B do PT para concorrer à Presidência da República, no lugar do ex-presidente Lula. 

Quer comprar ações da Fibria e pagar só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear.

(Com Agência Brasil)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.