Fachin nega pedido de Lula para evitar prisão e deixa decisão final com o STF

A defesa do petista apresentou na semana passada um habeas corpus no STF após ter um pedido para evitar a prisão negado pelo STJ

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin negou um pedido de Luiz Inácio Lula da Silva para evitar a prisão do ex-presidente. Além disso, Fachin submeteu a decisão final sobre o caso ao plenário do Supremo, formado pelos demais dez ministros da Corte.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

A defesa do petista apresentou na semana passada um habeas corpus no STF após ter um pedido para evitar a prisão negado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). Fachin justificou sua negativa dizendo que o pedido de Lula ainda não teve análise de mérito no STJ.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O ministro também afirmou que o principal argumento da defesa – de que um condenado em segunda instância não pode ser preso – ainda será objeto de discussão pelos 11 ministros do STF em outras duas ações, de caráter geral, a serem pautadas. A data do julgamento do habeas corpus ainda será decidida pela presidente do STF, Cármen Lúcia.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.