Um candidato está “lambendo os beiços” com a possibilidade de Lula não concorrer à presidência, diz FT

De qualquer forma, com Lula ou sem Lula no pleito, o jornal britânico acredita que essa será a eleição mais imprevisível da "memória histórica" do Brasil

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A eleição de 2018 promete ser a mais imprevisível da memória histórica brasileira, segundo afirma o jornal britânico Financial Times em matéria dessa quarta-feira (10), destacando o clima de desilusão total com a classe política brasileira. Para a publicação, a harmonia é a última coisa na mente da maioria dos brasileiros, uma vez que o humor do público em geral é de profunda desilusão com as classes políticas. 

 Como afirma a publicação, o grande foco da disputa – e também da imprevisibilidade – é a presença ou não do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no pleito, num cenário em que ele aguarda a decisão da Justiça para saber se está ou não apto a concorrer.  

Segundo o FT, o descontentamento da população é dirigido à classe política como um todo. ”Os brasileiros mostram irritação com seus políticos por levar o país a sua pior recessão na história e pelo envolvimento de alguns em vastos esquemas de corrupção que esvaziaram os cofres públicos enquanto serviços estatais, como a saúde e a segurança, tenham entrado em colapso.”

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Quer investir seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na Rico. 

Contudo, Lula é uma figura particularmente divisiva e a sua presença nas eleições aumenta a incerteza dos mercados, também internacionais. ”O que quer que aconteça, o futuro de Lula na Justiça deve ser um fator decisivo na eleição”, aponta a publicação. 

Trazendo a opinião de diversos analistas, o FT aponta que a participação de Lula no pleito pode reforçar o apelo de concorrentes não-convencionais, como o deputado Jair Bolsonaro ou o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa, conhecido por sua forte posição anticorrupção e apresentado por alguns como um possível candidato. 

Continua depois da publicidade

“Isso seria especialmente importante se Lula chegar ao segundo turno das eleições, quando os eleitores têm que escolher entre apenas dois candidatos e muitas vezes isso se transforma em uma votação sobre quem eles ‘desgostam menos’. Embora uma forte minoria de eleitores apoie Lula, as pesquisas mostram que a maioria o rejeitaria”, afirma o FT. 

De qualquer forma, pelo menos um dos candidatos está “lambendo os beiços” com as possibilidade de que Lula não concorra às eleições, diz o FT. Trata-se de Ciro Gomes, que deve ser candidato pelo PDT e que já concorreu na eleição presidencial de 2002. “Se não tiver Lula, eu me tornarei o favorito [entre a esquerda]. Então vou bater o resto [dos candidatos] e vou passar [para o segundo turno] “, disse ele.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.