Nos EUA, FHC aponta principal ameaça na eleição e lembra: “ele propôs me matar quando eu era presidente”

Sem citar nomes, o tucano fez uma clara referência a Jair Bolsonaro e falou sobre os temores para a eleição do ano que vem

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em evento na Universidade Brown, nos EUA, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apontou que não se pode descartar no Brasil com a Operação Lava Jato uma repetição da possível experiência italiana com o ocorrido na Operação Mãos Limpas, quando foi eleito Silvio Berlusconi.

Black Friday InfoMoney: sua única chance de comprar nossos cursos com 50% de desconto

Segundo aponta o jornal O Estado de S. Paulo, embora FHC não tenha citado nomes, deixou claro considerar o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), atualmente em segundo lugar nas pesquisas, como a principal ameaça eleitoral de 2018. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Eu não quero entrar em detalhes, mas há pessoas da direita que são pessoas perigosas (…) Um dos candidatos propôs me matar quando eu estava na Presidência. Na época, eu não prestei atenção. Mas hoje eu tenho medo, porque agora ele tem poder, ainda não, ele tem a possibilidade do poder”, afirmou o tucano. 

Em 1999, em entrevista à TV Bandeirantes, Bolsonaro disse que seria impossível realizar mudanças no Brasil por meio do voto. “Você só vai mudar, infelizmente, quando nós partirmos para uma guerra civil aqui dentro. E fazendo um trabalho que o regime militar não fez. Matando 30 mil, e começando por FHC”, declarou na época. 

Segundo FHC, o sucesso na disputa de 2018 dependerá da capacidade do candidato de expressar uma mensagem que vá ao encontro com as aspirações da população. Contudo, apontou que a política não é pautada só pela razão, mas também pela emoção. “É arriscado. Essa pessoa está comprometida com a Constituição, com o respeito das leis, com os direitos humanos?” O tucano apontou que há um “debate sério” no Brasil sobre o assunto, inclusive entre os juízes responsáveis pela Lava Jato.”Eles estão comparando, eles sabem o que aconteceu na Itália, todo mundo sabe das consequências em termos de Berlusconi. Se você olha a situação atual do Brasil, eu não posso dizer que isso não é possível.”

Continua depois da publicidade

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.