PCdoB não adere a Lula e lança candidatura; FHC irrita Temer e abre caminho para “rebelião”

Candidatura de Manuela D'ávila gerou diferentes reações ao PT, enquanto PSDB paulista busca se afastar do governo, em linha com artigo publicado por FHC

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Pela primeira vez desde a redemocratização, um aliado histórico do PT, o PCdoB, lançou um nome na disputa pelo Palácio do Planalto. No último domingo (5), o partido lançou a pré-candidatura da deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila à Presidência da República em 2018.

Apesar do anúncio, a presidente do partido, Luciana Santos, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que a pré-candidatura não afasta o PCdoB do PT, seu aliado histórico. Luciano Santos afirmou que a decisão de lançar D’Ávila foi tomada diante da instabilidade política do País, “sem comprometer a aliança política que possa haver com o PT lá na frente”.

Já entre os petistas, as reações foram diversas. A senadora Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, comemorou a candidatura no Twitter: “Grande quadro político, grande mulher! Ali na frente nos encontraremos, Manu!”. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), por sua vez, lamentou o anúncio. “Respeito o PCdoB, respeito a Manuela, acho que ela é um dos melhores quadros da nova geração. Mas considero a decisão um erro histórico.” Segundo Lindbergh, o PCdoB deveria estar com o PT desde já. “Acho um equívoco em um momento como este, em que querem impedir a candidatura de Lula.”

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

No último domingo, a coluna Painel, da Folha, destacou que o PT acredita que Lula disputará pelo menos o primeiro turno das eleições de 2018. Contudo, a sua candidatura é de alto risco, o que poderia afastar aliados históricos (como é o caso do PCdoB).

Já do outro lado, na situação, o grande destaque ficou para o artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicado em jornais como O Globo e O Estado de S. Paulo. No artigo, chamado “Hora de Decidir”, FHC afirmou que o PSDB pode apresentar “algum nome competitivo” em 2018, “mas precisa passar a limpo o passado recente”. O ex-presidente afirmou que “ou o PSDB desembarca do governo na convenção de dezembro e reafirma que continuará votando pelas reformas ou sua confusão com o peemedebismo dominante o tornará coadjuvante na briga sucessória”.

O artigo surpreendeu e também irritou o Palácio do Planalto. Segundo o blog do G1, de Gerson Camarotti, o artigo foi visto como uma espécie de ultimato aos tucanos, num momento em que o presidente Temer faz um esforço para manter os ministérios da chamada “ala Jaburu” do PSDB, em referência aos tucanos pró-governo. Já o Estadão apontou que, em conversas reservadas, o presidente não escondeu a mágoa com FHC e avaliou que ele está pressionando correligionários para que o PSDB deixe o primeiro escalão em dezembro, quando o partido renovará a direção.

Continua depois da publicidade

 Neste sentido, a direção paulista do PSDB pretende começar, a partir do próximo domingo, quando acontecem as convenções estaduais do partido, um movimento para cobrar o desembarque do governo, informa o jornal O Globo. Presidente do PSDB em São Paulo, o deputado estadual Pedro Tobias afirma concordar com o diagnóstico feito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em artigo. Assim, eles planejam uma “rebelião” para sair do governo. 

Enquanto isso, apesar de negada, a candidatura do ministro Henrique Meirelles segue no radar. Em entrevista a ráido BandNews, Meirelles afirmou que não tem “desejo específico” de ser presidente, mas repetiu que esse tipo de decisão tem que ser tomada no futuro. 

o Valor Econômico apontou que o ministro da Fazenda é um presidenciável em busca de uma candidatura ao Palácio do Planalto, na sucessão de 2018. Filiado ao PSD, o ministro não tem a segurança de que pode vir a ser indicado pelo partido. Assim, o DEM é uma opção considerada. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.