Senado aprova prorrogar DRU até 2023 e texto vai para promulgação

Para que os senadores votassem a PEC em dois turnos na mesma sessão, foi necessário um acordo no plenário

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O Senado aprovou na noite desta quarta-feira (24) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prorroga até 2023 a permissão para que a União utilize livremente parte de sua arrecadação, a chamada DRU (Desvinculação de Receitas da União). Foram 54 votos a favor e 15 contra. O texto segue agora para promulgação.

A PEC aumenta de 20% para 30% o percentual que pode ser remanejado da receita de todos os impostos e contribuições sociais federais. Com isso, o restante da arrecadação fica vinculado a despesas definidas no Orçamento. A proposta prevê ainda que esta medida seja aplicada de forma retroativa desde 1º de janeiro deste ano.

O texto aprovado estende ainda o mecanismo para estados, municípios e ao Distrito Federal. Nesse caso, a proposta não alcança os recursos destinados à saúde, à educação e à transferências constitucionais de estados e municípios.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Além disso, a desvinculação também não incidirá, pelo projeto, sobre fundos criados pelo Poder Judiciário, pelos tribunais de contas, pelo Ministério Público e pelas defensorias públicas, no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Os fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste também não poderão ter as receitas desvinculadas.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tentou colocar a proposta em votação na semana passada, mas, ao perceber que não havia quórum suficiente para aprovação da PEC, decidiu adiar a votação. 

Para que os senadores votassem a PEC em dois turnos na mesma sessão, foi necessário um acordo no plenário para que não fosse preciso esperar o intervalo exigido pelo regimento interno entre uma votação e outra, que é de cinco dias úteis.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.