Janot pedirá ao STF investigação de Dilma e Lula na Lava Jato, diz Folha

Além deles, PGR também pedirá investigação de Aloizio Mercadante e de Marcelo Navarro, do STJ

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A Procuradoria-Geral da República decidiu pedir abertura de inquérito ao STF (Supremo Tribunal Federal) para investigar a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e o ministro do STJ Marcelo Navarro, diz o jornal Folha de S.Paulo

A ação sobre Dilma, Lula e Navarro terá como base delação premiada do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) e o parecer da Procuradoria defendendo que nomeação de Lula para Casa Civil seja anulada. De acordo com os procuradores, a indicação de Lula ao ministério foi uma das ações do Planalto para “tumultuar” o andamento da apuração dos desvios na Petrobras. Sobre Mercadante, há suspeita de que ele teria trabalhado para evitar a delação de Delcídio. De acordo com Delcídio, Dilma deflagrou uma ofensiva nos tribunais superiores para influenciar nos desdobramentos da Operação Lava Jato. 

A Folha destaca o posicionamento dos citados. A assessoria de Dilma, na época da divulgação da delação de Delcídio, informou que a nomeação de Lula não tinha por intenção obstruir as investigações e negou interferência na Operação. Navarro disse que não se comprometeu a tomar decisões e Mercadante admitiu ter oferecido ajuda ao senador, mas não com a intenção de impedir sua delação.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Especiais InfoMoney:

Carteira de ações do InfoMoney rende 32,4% em 2016; baixe gratuitamente

Quer operar minicontratos? “Trader da Gerdau” fará workshop dia 12/05 para mostrar estratégias com Ibovespa e dólar. Clique aqui para se inscrever. 

Continua depois da publicidade

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.