Em mercados / politica

Barack Obama derrota Mitt Romney e é reeleito presidente dos EUA

Obama conseguiu a vitória por ganhar em estados grandes, com grande concentração populacional e bastante representação no colégio eleitoral - como Nova York e Califórnia

Obama eleitores Cincinnati - 04/11/12
(Larry Downing/Reuters)

SÃO PAULO - Barack Obama foi reeleito presidente dos Estados Unidos, na madrugada desta quarta-feira (7). O democrata ganhou o pleito ao passar do mínimo de 270 delegados no colégio eleitoral, derrotando seu adversário republicano, Mitt Romney.

Com a apuração praticamente terminada, Obama conseguiu 303 delegados contra 206 de Mitt Romney. Até as 6h15 (horário de Brasília), Obama registra 56,85 milhões de votos diretos, contra 55,21 milhões de seu opositor, mas bastante abaixo dos 69,49 milhões obtidos em 2012. Com isso, o democrata consegue eliminar um prolongamento do pleito, como havia ocorrido em 2000 na disputa entre George W. Bush e Al Gore.

Obama conseguiu a vitória por ganhar em estados grandes, com grande concentração populacional e bastante representação no colégio eleitoral - como Nova York e Califórnia. Ele derrotou Romney em todos as regiões onde a disputa estava praticamente empatada, embora a Flórida ainda não tenha um resultado final.

Em seu discurso de vitória, o primeiro afrodescendente a ocupar a Casa Branca destacou que está mais inspirado para um segundo mandato e que o melhor ainda está por vir. A expectativa agora é que Obama tente resolver o impasse no parlamento do país - para conseguir evitar o "abismo fiscal".

 

Contato