Pesquisa Datafolha que circula nas redes com Haddad na liderança é falsa

O instituto Datafolha oficializou na noite de terça-feira o cancelamento do registro da pesquisa que seria divulgada esta semana

 05 set, 2018 06h11

Por: Rodrigo Tolotti Umpieres

SÃO PAULO - Tem circulado nesta quarta-feira (5) em grupos de Whatsapp e nas redes sociais uma suposta pesquisa Datafolha em que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, aparece na liderança em um cenário sem Lula. Porém, o relatório é falso.

Pessoas têm relatado o recebimento de um documento em PDF em que é apresentado apenas o resultado em um cenário de primeiro turno, repetindo o texto da pesquisa Datafolha apresentada no dia 22 de agosto, mas com poucas informações, sem data de registro ou metodologia.

O InfoMoney entrou em contato com diversas pessoas de mercado, que disseram não terem recebido nenhuma pesquisa.

O instituto Datafolha oficializou na noite de terça-feira o cancelamento do registro da pesquisa que seria divulgada esta semana, uma vez que o questionário contemplava um cenário com o nome de Lula - desta forma, o instituto decidiu não aplicá-lo.

O registro da pesquisa para presidente, de código BR-02553/2018, foi feito na sexta, antes do término da votação do TSE que vetou a candidatura do petista. Com esse imbróglio, o Datafolha registrou uma nova pesquisa, com previsão para ser divulgadas na próxima segunda-feira (10).

Imagem: