Plano Safra: setor de máquinas agrícolas quer 11% a mais de recursos para linhas de financiamento

Setor ainda pede que as taxas de juros do novo plano sejam mantidas como fixas 

Datagro

Publicidade

O setor de máquinas e implementos agrícolas quer 11% a mais de recursos no novo Plano Safra, relativo ao ciclo 2018/19, para as linhas de financiamento Moderfrota e Moderinfra. Foi o que destacou o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA), da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Pedro Estevão Bastos, nesta quarta-feira (28), em São Paulo (SP), durante coletiva de imprensa de apresentação da Agrishow 2018.

O Moderfrota é destinado a linhas de financiamento para aquisição de máquinas e implementos agrícolas e o Moderinfra é dedicado a recursos para implantação de projetos de armazenagem.

De acordo com Estevão, outra reivindicação do setor é que as taxas de juros do novo Plano Safra sejam mantidas como fixas, e “não variáveis como se tem ventilado”. Segundo o dirigente, a indústria de máquinas precisa de previsibilidade e juros variáveis podem mexer de forma significativa com a oferta de mercado e disposição do produtor em comprar. Com a queda da Selic, a expectativa é que as taxas de juros do Plano Safra 2018/19 também sejam reduzidas.

Continua depois da publicidade

Na avaliação do presidente da Agrishow, Francisco Matturro, o mercado de máquinas agrícolas “mudou a curva” na direção ascendente. Ademais, de acordo com o dirigente, a Agrishow deste ano deve funcionar como um imã para os candidatos. “Estamos em ano de eleições”, disse.