Petróleo sobe após Irã confirmar ataque a petroleiro com mísseis na costa saudita

Navio petroleiro de bandeira iraniana foi atacado por dois mísseis nesta sexta enquanto navegava pelo Mar Vermelho

Equipe InfoMoney

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – A sessão desta sexta-feira é de alta para o petróleo, com o contrato futuro do brent com vencimento em dezembro de 2019 em alta de 1,13%, a US$ 59,77 o barril, enquanto o WTI avança 1,42%, a US$ 54,31. Mais cedo, os contratos futuros chegaram a subir 2%.

O movimento acontece após autoridades do Irã confirmarem que um navio petroleiro de bandeira iraniana foi atacado por dois mísseis nesta sexta enquanto navegava pelo Mar Vermelho próximo à cidade de Jedá, na costa da Arábia Saudita. O governo saudita ainda não comentou o atentado.

Um porta-voz da Quinta Frota da Marinha dos Estados Unidos, que patrulha a região, disse que as autoridades a bordo estavam “cientes de relatos” sobre o ocorrido, mas não forneceu detalhes.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O incidente ocorre na esteira de acusações dos EUA de que o Irã vem atacando petroleiros na região do Estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico, nos últimos meses.

Além disso, EUA, Arábia Saudita e outras nações atribuem ao país persa o atentado com drones que destruiu instalações da petrolífera Saudi Aramco em setembro. O governo iraniano nega ambas as acusações.

(Com Agência Estado)

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos