Commodities

Petróleo sobe após Irã confirmar ataque a petroleiro com mísseis na costa saudita

Navio petroleiro de bandeira iraniana foi atacado por dois mísseis nesta sexta enquanto navegava pelo Mar Vermelho

arrow_forwardMais sobre
(Shutterstock)

SÃO PAULO – A sessão desta sexta-feira é de alta para o petróleo, com o contrato futuro do brent com vencimento em dezembro de 2019 em alta de 1,13%, a US$ 59,77 o barril, enquanto o WTI avança 1,42%, a US$ 54,31. Mais cedo, os contratos futuros chegaram a subir 2%.

O movimento acontece após autoridades do Irã confirmarem que um navio petroleiro de bandeira iraniana foi atacado por dois mísseis nesta sexta enquanto navegava pelo Mar Vermelho próximo à cidade de Jedá, na costa da Arábia Saudita. O governo saudita ainda não comentou o atentado.

Um porta-voz da Quinta Frota da Marinha dos Estados Unidos, que patrulha a região, disse que as autoridades a bordo estavam “cientes de relatos” sobre o ocorrido, mas não forneceu detalhes.

PUBLICIDADE

O incidente ocorre na esteira de acusações dos EUA de que o Irã vem atacando petroleiros na região do Estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico, nos últimos meses.

Além disso, EUA, Arábia Saudita e outras nações atribuem ao país persa o atentado com drones que destruiu instalações da petrolífera Saudi Aramco em setembro. O governo iraniano nega ambas as acusações.

(Com Agência Estado)

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos