Petrobras (PETR4) fecha contrato para produção de fertilizantes no Nordeste com Unigel

Contrato está em linha com o plano estratégico 2024-2028 da companhia para produção de fertilizantes

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Petrobras (PETR4) assinou contrato com a Unigel para industrialização por encomenda para produção de fertilizantes em suas fábricas na região Nordeste, conforme comunicado ao mercado divulgado nesta sexta-feira (29).

O acordo é resultado da parceria entre a petroleira e a Unigel, divulgado em 6 de junho deste ano. Conforme a petroleira, o contrato está em linha com o plano estratégico 2024-2028 da companhia para produção de fertilizantes.

“Os estudos para produção de projetos de baixo carbono continuarão em andamento”, acrescentou a empresa.

Continua depois da publicidade

Credores ouvidos pelo IM Business esperavam que a Unigel chegasse a um acordo para a venda das plantas hoje alugadas para a Petrobras para a própria estatal. Esse movimento não avançou. Mas a confirmação da locação é vista como um caminho alternativo – ainda que o valor acordado seja considerado baixo. A companhia não teria mais recursos para funcionar e, diante disso, a saída teria sido a locação para a Petrobras, diz uma fonte a par da operação.

A Unigel vem em negociações acirradas com credores , que ameaçam executar uma dívida de US$ 550 milhões depois que a empresa deixou de pagar uma parcela de juros que venceu em outubro. Esse passivo se refere a debêntures com vencimento em 2027 mas que, diante do calote no pagamento dos juros, pode vir a ser executada imediatamente.

Os esforços para a venda de ativos, entretanto, continuam. No começo de dezembro, a Unigel anunciou a alienação de uma planta no México, ativo avaliado em cerca de US$ 100 milhões. E há movimentações no sentido de outros negócios, segundo fontes.

Continua depois da publicidade

Em novembro, a agência de classificação de risco rebaixou o rating da Unigel de ‘C’ para RD (Restricted Default). Além da ausência do pagamento dos juros, pesou na decisão da o fato de a Unigel violar o compromisso de manter, no segundo trimestre de 2023, sua alavancagem líquida na proporção de 3,5 vezes suas debêntures e chegou a um acordo com os debenturistas para que a dívida não acelerasse. Isso ocorre em um momento de desempenho financeiro fraco do segmento químico e agropecuário (a Unigel é uma importante produtora de fertilizantes nitrogenados),

Fundada em 1966, a Unigel está localizada no Brasil, nos estados da Bahia, Sergipe e São Paulo, e no México.