Assembleia

Liminar da Justiça impede mudança em plano de saúde da Petrobras e pode afetar dividendos, afirma FUP

A liminar veio após pedido apresentado pela entidade que reúne sindicatos

arrow_forwardMais sobre
Petrobras (Foto: Mario Tama/Getty Images)

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) comunicou nesta quarta-feira (14) que o desembargador Rafael Paulo Soares Pinto, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, concedeu decisão liminar para impedir mudanças na Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) da Petrobras (PETR3; PETR4).

Segundo a entidade que reúne sindicatos, a decisão poderia afetar a distribuição de dividendos da estatal.

A liminar veio após pedido apresentado pela FUP.

Com a decisão, a FUP afirmou que a Petrobras está impedida de adotar qualquer deliberação em torno da distribuição de dividendos relacionados à reversão de provisões atuariais pertinentes ao plano de saúde AMS.

“Assim, o Agravo de Instrumento concedido em favor da FUP afeta diretamente a realização da assembleia (de acionistas) prevista para ocorrer nesta quarta-feira (14/4), com objetivo de efetuar a distribuição de dividendos, da ordem de R$ 10 bilhões, aos acionistas”, afirmou a FUP.

A Petrobras ainda não respondeu imediatamente a pedido de comentários.

O desembargador determinou ainda que os serviços prestados aos beneficiários do plano de saúde AMS deverão ser mantida com o Departamento de Recursos Humanos da Petrobras. O magistrado vetou também a transferência da carteira de beneficiários à Associação Petrobras de Saúde (APS), operadora de planos de saúde idealizada pelo ex-presidente Roberto Castello Branco, demitido em fevereiro, e por seu então gerente Executivo de Recursos Humanos, Claudio da Costa.

Para lembrar, no início do ano a Petrobras anunciou a transferência da gestão da Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) para uma nova entidade, a já citada Associação Petrobras de Saúde. A estatal alega que o “custo administrativo da AMS é elevado, já que operação e gestão são da Petrobras, que não é uma empresa com expertise em saúde suplementar”.

Apesar da notícia, as ações da companhia registram alta na sessão desta quarta-feira, com ganhos de cerca de 2%, em um dia de forte alta do preço do petróleo (de cerca de 4%) e com o vencimento de opções sobre o índice.

PUBLICIDADE

(com Reuters)

Quer entender o que é o mercado financeiro e como ele funciona? Assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro e conheça o setor da economia que paga os melhores salários de 2021.