Petrobras convoca assembleia para 12 de abril para debater a troca de CEO

Em comunicado ao mercado, a estatal destacou que a assembleia será realizada a partir das 15h.

Reuters

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO –  A Petrobras (PETR3;PETR4) anunciou nesta quinta-feira a convocação de uma assembleia geral de acionistas para debater, dentre outros assuntos, a aprovação do nome de Joaquim Silva e Luna e outros indicados pelo governo para o conselho de administração.

A assembleia, prevista para o dia 12 de abril, foi convocada em meio ao processo de troca do CEO da companhia, Roberto Castello Branco, cujo mandato se encerra em 20 de março.

O presidente-executivo da estatal integra o conselho e é eleito pelos seus pares. A empresa não informou quem comandará a Petrobras após o encerramento do mandato de Castello Branco, uma vez que a assembleia ocorrerá após 20 de março.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Reuters publicou anteriormente que a petroleira poderia ter um comando interino em função desse processo para a escolha do CEO.

Em nota separada, a Petrobras disse que recebeu ofício do Ministério de Minas e Energia com mais duas indicações de conselheiras de administração para a próxima assembleia.

As indicadas são Cynthia Santana Silveira, engenheira elétrica com trajetória profissional desenvolvida na indústria de óleo e gás, tendo atuado na francesa Total por 17 anos.

Continua depois da publicidade

A outra indicada, Ana Silvia Corso Matte, é advogada e teve atuação em empresas como CSN, Sendas e Telsul, além da Light. Atualmente é membro especialista externo do Comitê de Pessoas e Governança da Vale e especialista externo do Comitê de Indicação e Avaliação da Copel.

Essas duas indicações, juntamente com as seis indicações divulgadas ao mercado em 8 de março de 2021, completam as indicações pela União de membros ao conselho.

Além das indicações divulgadas nesta quinta-feira, serão avaliados os nomes dos candidatos Eduardo Bacellar Leal Ferreira (para presidência do conselho), Joaquim Silva e Luna, Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim de Souza, Ruy Flaks Schneider e Sonia Julia Sulzbeck Villalobos.

Continua depois da publicidade

Desses, somente dois nomes integram o conselho atual (Bacellar Leal e Flaks Schneider), uma vez que boa parte dos conselheiros manifestou sua intenção de deixar o colegiado, juntamente com a substituição de Castello Branco, após o presidente Jair Bolsonaro indicar um novo presidente-executivo por descontentamento sobre a política de preços da estatal.

Além disso, a empresa disse que o executivo Leonardo Pietro Antonelli concorrerá ao cargo de membro do conselho pelos minoritários.

Estagnado em sua profissão? Série gratuita do InfoMoney mostra como você pode se tornar um Analista de Ações em 2021. Clique aqui para se inscrever.