Paciência: o estrangeiro logo chegará na Bovespa, diz gestor que “ganhou” 3.100% em 17 anos

Gestora de R$ 8,8 bilhões em ativos sob gestão explicou ao InfoMoney por que o investidor não precisa se preocupar com a "apatia" da Bolsa desde a conclusão do processo de impeachment

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Mais de um mês após o impeachment e aquela tão esperada “enxurrada de dinheiro” que esse evento prometia trazer ainda não chegou – e com isso o Ibovespa teima em respeitar os 60 mil pontos. Essa apatia, no entanto, nem de longe é motivo para se preocupar: “o dinheiro do estrangeiro vai vir, mas não como enxurrada. Daqui a pouco olharemos para trás e perceberemos que ele chegou”, avalia Rogério Poppe, gestor responsável pela estratégia de renda variável da ARX Investimentos.

Se essa parcimônia pode incomodar um investidor mais ansioso, o “histórico” da ARX está aí para te deixar mais confortável: com 17 anos de história, a gestora possui cerca de R$ 4 bilhões distribuídos em seus fundos de ações. O fundo ARX Income, gerido por Poppe, acumula ganhos de 3.104% desde sua criação (junho de 1999), superando em quase 8 vezes a performance do Ibovespa no período – que teve 400% de alta.

Poppe foi um dos palestrantes do XP Investor Day, evento promovido pela XP Investimentos no começo do mês. Após o painel, ele concedeu uma entrevista exclusiva à InfoMoneyTV, explicando por que acredita que essa “demora” dos estrangeiros em chegar ao Brasil é natural. “Ele já está acostumado com volatilidade em emergentes”, disse o gestor, citando como exemplo as tentativas recentes de golpe na Turquia e os problemas políticos na Colômbia.

Continua depois da publicidade

Estratégias: queda de juros
Durante o painel, o estrategista da ARX disse estar bem exposto ao cenário de queda de juros no Brasi. “A recuperação do Brasil virá, mas ainda será lenta, não vejo consumo e crédito se recuperando no curto prazo”, complementou. Ele destacou as elétricas e o setor financeiro, diante também da expectativa de queda no número de pedidos de recuperações judiciais nos próximos trimestres.

Ele fez questão de elogiar a “transformação relevante” na gestão das estatais, que tem guiado a forte alta destas ações neste ano, como a Petrobras (PETR4). Por fim, o gestor da ARX comentou o setor industrial: “o mercado costuma antecipar nos preços de hoje os resultados de 12 ou 18 meses a frente, por isso algumas ações que já andaram muito podem vir a performar mais. Nossa preferência é a Gerdau (GGBR4)”, concluiu.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers